Reprovação ao Governo Dilma chega a 68% na Região Norte, aponta CNI-Ibope

MANAUS – Menos de um ano após ser reeleita à Presidência da República, Dilma Rousseff enfrenta baixa popularidade e alto nível de desaprovação. Dados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (30), apontam que apenas 10% das pessoas consideram o governo ótimo ou bom. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o índice de aprovação é ainda menor: 9%.Os dados estratificados da pesquisa revelam o cenário regional da popularidade da presidente. Nas estatísticas do Norte e Centro-Oeste, 68% avaliaram o governo de Dilma como ruim ou péssimo. Completam os números cerca de 21% dos entrevistados, que responderam que a gestão da presidente reeleita era regular.Ainda nas duas macrorregiões, 81% desaprova a maneira de governar da presidente. Apenas 17% responderam aprovar, e 2% não souberam ou não responderam. Vale destacar que Dilma venceu em cinco estados da Região Norte nas eleições de 2014: Amazonas, Amapá, Maranhão, Tocantins e Pará.Os moradores do Norte e Centro Oeste também responderam sobre o que acham deste segundo mandato de Dilma, em comparação ao primeiro. Neste quesito, 83% afirmaram que está pior que o anterior, de 2010 a 2014; outros 14% avaliam que o está igual, e 3% apontam que a gestão da presidente está melhor no atual mandato que no anterior. A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de setembro, a partir de 2.002 entrevistas feitas em 140 municípios em todo o País. A margem de erro é dois pontos percentuais e, segundo a CNI, o grau de confiança da pesquisa é 95%.

Avaliação do Governo Dilma nas regiões Norte e Centro-Oeste | Create infographics

Média nacionalDe acordo com o levantamento, a popularidade da presidente Dilma manteve-se inalterada entre junho e setembro. Nenhum dos indicadores apurados na pesquisa apresenta variação acima da margem de erro. O percentual da população brasileira que avalia o governo como ruim ou péssimo oscilou de 68% para 69%. Esse é o maior percentual em 27 anos de pesquisa CNI-Ibope.Não obstante, percebem-se mudanças significativas entre os diferentes extratos da pesquisa. A popularidade da presidente aumentou entre os entrevistados com 55 ou mais anos de idade e com instrução até a quarta série da educação fundamental.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade