Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Região Metropolitana de Manaus recebe ações de combate às queimadas


Foto: Divulgação/Agência Brasil

MANAUS - Municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) foram alvo de uma operação de combate a queimadas entre os dias 20 e 25 de outubro. A iniciativa, liderada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abrangeu Manaquiri, Careiro da Várzea, Autazes, Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. Ao todo, foram lavrados 11 autos de infração no valor de R$ 165.972,00. Além de realizados, quatro embargos, dois termos de apreensão e 11 notificações."Para nos auxiliar, nós contamos com o monitoramento via satélite para determinar as áreas mais críticas. E nessa operação em especial definimos os locais e fomos a campo em busca de impedir novos focos e para tentar identificar os infratores", explica a diretora-presidente do órgão, Ana Eunice Aleixo.Durante o período, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou o total de 430 focos de calor nos municípios visitados. O número equivale a cerca de 85 focos de incêndio durante o período de fiscalização. Autazes (144), Itacoatiara (129) e Careiro da Várzea (84) foram as cidades que concentraram o maior número de queimadas. Em todo o Amazonas foram 2.273 registros. As informações são do satélite NPP 375, com resolução de 375 metros.
Foto: Divulgação/Ipaam

As operações de combate aos focos de calor continuam e contam com o Centro Integrado de Multiagências para o Combate às Queimadas no Amazonas (Cimaam). É a partir do Centro que são identificados os focos de calor por imagem de satélite, o que tem contribuído para as ações pontuais de fiscalização, controle e combate das queimadas."Há uma dificuldade em identificar as pessoas envolvidas em queimadas provocadas. Mas, estamos tendo êxito nessas ações e conseguimos encontrar várias pessoas praticando a queimada", comentou Aleixo.
Sul do Estado
Desde setembro, o Ipaam realiza uma operação de fiscalização nos municípios de Humaitá, Lábrea, Manicoré e Apuí. Além do Ipaam, integram a Força Tarefa o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Ambiental, a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/