Rebecca Garcia é indicada para superintendência da Suframa, em Manaus

Rebecca Garcia. Foto: Divulgação/Aleam/ArquivoMANAUS – A empresária e ex-deputada federal Rebecca Garcia é indicada para assumir a Superintendência da Suframa, segundo nota oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O nome dela foi apresentado à Casa Civil para nomeação. A efetivação de Rebecca no cargo se dará após publicação do Decreto Presidencial no Diário Oficial da União.Por telefone, Rebecca confirmou ter recebido ligação de Brasília sobre estar próxima a nomeação do novo nome para ocupar a chefia da Suframa. “Mas, não recebi ainda nenhum documento oficial confirmando. Estou no aguardo de mais notícias”, disse a ex-deputada.Com a assinatura do ministro Armando Monteiro, do MDIC, a publicação no Diário Oficial de Rebecca Garcia como superintendente da Suframa é esperada já para esta sexta-feira (24). A indicação dela para a Superintendência era especulada desde o início deste ano. Em maio, o colunista do jornal O Globo, Ilimar Franco, afirmou que a nomeação da ex-deputada era articulada pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Rebecca e Braga disputaram as eleições de 2014 para o Governo do Amazonas.Após divulgação de nota do MDIC sobre a indicação de Rebecca, o superintendente interino da Suframa, Gustavo Igrejas, falou ao Portal Amazônia. Ele disse que aguarda o comunicado oficial da nomeação para convocar uma coletiva de imprensa. Igrejas está à frente da autarquia há pouco mais de 11 meses.Perfil de Rebecca GarciaRebecca Martins Garcia nasceu em 28 de abril de 1973, em Manaus. É formada em economia pela Boston University. Trabalhou nas empresas de sua família, a Rádio e Televisão Rio Negro e no jornal O Estado do Amazonas.Filha do ex-deputado federal Francisco Garcia, a empresária foi eleita deputada federal pelo Partido Progressista (PP) por dois mandatos, em 2006 e 2010. Nas eleições de 2014, candidatou-se pela primeira vez a um cargo executivo como vice-governadora do Amazonas na chapa de Eduardo Braga (PMDB). Os dois perderam para o governador reeleito José Melo (Pros).Entenda as mudançasA Suframa está sem superintendente há um ano, desde o pedido de exoneração de Thomaz Nogueira. Ele ficou à frente da autarquia por dois anos e dez meses, onde apontou dificuldades de gerência e tomada de decisões junto a Brasília. Desde então, diversos nomes foram cotados para o cargo. Enquanto o nome oficial não assume o posto, Gustavo Igrejas segue no comando da autarquia como superintendente interino.
Sede da Suframa em Manaus. Foto: Divulgação/ArquivoEm agosto deste ano, o presidente do Cieam, Wilson Périco, afirmou que a nomeação do superintendente da Suframa era prioritária para dar início à recuperação da autonomia da autarquia. “Primeiro precisamos resolver essa situação logo. Precisamos resgatar a autonomia da Suframa e a sua representatividade. Se é utopia nós regatarmos todo o dinheiro que foi contingenciado pelo governo federal, não é utopia fazer com que o dinheiro arrecadado das empresas fique aqui”, afirmou em entrevista ao Jornal do Commercio.Sobre o perfil ideal para assumir a Suframa, Périco defendeu que fosse alguém com know-how e bom articulador político para promover os interesses da Zona Franca de Manaus até 2073. “Tem que ser uma pessoa que conheça e que consiga o apoio de todos os agentes políticos da região de abrangência da Suframa. Recursos temos e, temos que voltar a ter a autonomia sobre as ações que tragam investimentos para todos os Estados que compõe a Amazônia Legal”, apontou.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade