Reajuste na passagem de ônibus de Manaus é negada

O pedido contra o reajuste na tarifa do transporte coletivo de Manaus foi negado pela conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Lins dos Santos. A ação que foi formulada pelos deputados estaduais José Ricardo Wendling (PT) e Luiz Castro Andrade Neto (Rede) contou com a participação de cidadãos e movimentos sociais. Este ano, o valor da passagem de ônibus subiu para R$ 3,80.
Na ação, os parlamentares solicitaram a sustação e realização de auditorias nos contratos, planilhas e demais documentos; um estudo técnico do custo da tarifa, levando em consideração os incentivos concedidos pelo poder público municipal e estadual; de medidas para a renovação da frota e a retirada de circulação dos 77 veículos com vida útil acima de 10 anos, entre outras solicitações.

Foto: MP/Divulgação
Segundo Yara, a  Constituição Federal, no artigo 71, não permite que os Tribunais de Contas sustem a execução de contratos. Ela ainda destacou que notificará a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para que sejam adotadas as medidas cabíveis no prazo de 90 dias. Caso o Legislativo não responda, o Tribunal de Contas decidirá a respeito posteriormente.
Procurada pelo G1, a CMM informou que vai aguardar a notificação. 
A conselheira explicou que cinco dos pedidos solicitados – como as auditorias nos contratos e o estudo técnico, por exemplo – poderão ser feitos após a instrução ordinária do processo, uma vez que não existe o risco de prejuízo por aguardar a finalização da Representação. 
Quando a solicitação para que os veículos com mais de dez anos saiam de circulação, a relatora das contas da Superintendência Municipal de Transportes (SMTU) afirmou que o atendimento do pleito poderia onerar, ainda mais a população de Manaus, criando, dessa forma, a possibilidade da configuração de possível dano reserso, ou seja, a retirada no presente momento de instrução inicial poderia ocasionar a inviabilização do sistema de transporte público da capital amazonense, com a redução da frota. 
*Com informações do G1 Amazonas
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade