Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Promoções aquecem varejo de Manaus em janeiro

Promoções aquecem varejo de Manaus em janeiro
  
Mal terminaram as festividades de final de ano e o comércio varejista de Manaus já se prepara para as tradicionais liquidações de janeiro. Com os bons resultados do setor nas vendas de Natal, a ordem é queimar os estoques das lojas com descontos de até 70% e facilidades na hora de pagar.   A ação é aguardada por consumidores que aproveitam os preços baixos para comprar produtos variados e para os lojistas de diversos segmentos que veem a chance de renovarem suas coleções.
Tendo em vista a melhora sensível do comércio durante as vendas natalinas, com projeção de alta de 4% a 5%, frente a 2016, a estimativa é que também haja incremento nas liquidações pós-Natal, disse o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), José Roberto Tadros.  “Nesse período, os lojistas fazem a tradicional queima de estoques para atrair os clientes com produtos que entram em liquidação para não perderem a sequência de vendas. Sendo a oportunidade para quem não pôde comprar no fim de ano e esperou essas ofertas”, disse Tadros ao destacar, que com as vendas maiores no Natal, o saldo dos estoques está menor.
“Diferente de anos anteriores, em que se fazia um investimento maior em mercadorias, para 2017 ainda havia um certo temor durante a época natalina. Isso freou os grandes estoques, mas com as boas vendas o saldo para as liquidações acabou sendo menor”, analisa o empresário.   Segundo Tadros, com a melhora em indicadores econômicos, a tendência do comércio é aumentar o faturamento no período das férias e estender para Carnaval e retomada escolar. “As vendas já devem crescer este mês, mas a partir de fevereiro deve ser mais significativa em cima de itens escolares, fardamentos e calçados, além de fantasias e adereços de carnaval”, acrescenta o presidente da Fecomércio.   No caso do Shop do Pé, os preços baixos já estão sendo praticados antes mesmo do fim de ano. Em dezembro, a rede fez a campanha “Bota Fora Shop do Pé”, com até 30% de descontos em todos os produtos, conta a gerente de marketing da rede, Luana Melo. “A chuva atrapalhou um pouco a movimentação de pessoas no centro da cidade, mas ainda assim, tivemos um ano bem melhor em vendas que o anterior, o que atendeu as expectativas”, disse.
Com o sucesso da liquidação, a partir deste sábado (6), a rede se prepara para voltar a ofertar os descontos de até 30% e preços de fábrica. “Todas as lojas estarão com o saldão que deve durar até os estoques acabarem, são itens marcados que poderão ser parcelados em até 10 vezes sem juros para compras acima de R$ 120”, frisa Luana. Ela informou ainda que desde a última terça-feira (2 ), a rede também está com a tradicional campanha de ‘Volta as Aulas’.
“O mês de janeiro costuma ser fraco para as vendas e apostamos nessa campanha, que já é considerada o nosso segundo Natal para alavancar o faturamento”, destaca a gerente. Não há diferenciação para a forma de pagamento e as mercadorias podem ser parceladas em 10 vezes no cartão.
Foto: Walter Mendes / Jornal do Commercio
Shoppings embarcam nos descontos
Os shoppings da cidade também trazem descontos e em algumas lojas, os preços caem até 70%. No Manaus Plaza Shopping, já começou o “Liquidou Plaza” que vai até dia 8 de janeiro. A expectativa do centro de compras é uma alta de 10% no volume de vendas, em relação ao mesmo período de 2017. 
Ainda segundo o shopping, mais de 80% das lojas estão participando da campanha, oferecendo descontos de 10% a 70% em produtos, entre eles roupas, calçados, acessórios, perfumaria, eletrônicos, jogos, celulares e outros. O clima de queima de estoque também já chegou no Manauara Shopping que no próximo dia 9, faz sua primeira grande liquidação do ano, a “Terça Revolucionária”. Lojas de diversos segmentos vão oferecer descontos de 25% a 70% em suas vitrines, além de ações especiais que devem movimentar o centro de compras.  Com o mote “Seu Dinheiro Vale Mais”, a liquidação do shopping inclui ainda estacionamento gratuito para o período de três horas, no dia do mega saldão e horário de funcionamento ampliado, das 9h às 23h. A partir de hoje (4) até domingo (7), o Sumaúma Park Shopping apresenta o seu ‘Ofertaço Sumaúma’ e estará com inúmeras lojas com preços mais em conta de até 50% de desconto. O centro de compras funcionará de segunda à sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 20h.Direitos do Consumidor O Procon-AM recomenda cautela na hora de adquirir os produtos e alerta, que o consumidor deve se resguardar nas regras gerais por vício (defeito que pode ser sanado) ou de fato, (o que oferece risco e insegurança de uso). A garantia em itens com vício é de 30 dias, podendo ser trocado ou restituído o valor pago. 
  Na fase de saldão, o órgão de defesa do consumidor informa que na hora da compra das mercadorias, o que se considera é a utilidade da mesma. “No caso, por exemplo, de uma avaria representada em uma batida na geladeira, que apesar da estética deve funcionar perfeitamente”, explica o chefe do setor jurídico, Maurílio Brasil. Para mais informações, ligar para 0800 092 1512. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/