Projeto do governo do Amapá certifica acesso livre a informações públicas

Reunião para discutir a Lei de Acesso a Informação no Amapá. Foto: Divulgação/Portal Governo do Amapá

O governador do Amapá, Waldez Goés, assinou nesta sexta-feira (16) projeto de lei que regulamenta a Lei de Acesso à Informação no Amapá foi assinado pelo governador do estado, Waldez Góes. O projeto segue para a Assembleia Legislativa (Alap) para votação. O código deve permitir, sem necessidade de apresentar o motivo, o acesso, o pedido e recebimento de informações públicas das instituições ligadas ao governo do Estado. O regulmanento foi elbaorado pela  Controladoria Geral do Estado (CGE). A criação do projeto faz parte de um pacote de políticas voltadas ao controle das contas públicas, segundo o GEA.

Entre as medidas, já foram criados o Observatório da Despesa Pública (ODP), que auxilia a CGE no controle de gastos e possibilita a prevenção do desvio de verbas públicas; a Rede de Ouvidorias do Amapá e o Sistema Integrado de Controle Interno do Estado, que reúne os controles internos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A LAI ainda precisa ser aprovada pela Alap e sancionada pelo governo do Amapá. Ao assinar o projeto, o governador ressaltou que a medida era o cumprimento de uma promessa de campanha.
“Nos comprometemos a aumentar todas as medidas de controle e transparência do Amapá e estamos fazendo isso. A LAI é mais um passo de uma série de ações que estamos tomando”, disse Waldez.
O Amapá já foi o penúltimo estado brasileiro e por duas vezes o último no ranking de estados em que os cidadãos menos utilizaram a Lei de Acesso à Informação, segundo balanço da Controladoria Geral da União (CGU).
A instituição avaliou a colocação do estado no ranking como reflexo da falta de regulamentação da LAI no estado.
A Lei de Acesso à Informação está em vigor desde 2012, quando foi sancionada pelo Governo Federal, e acaba com o sigilo eterno de documentos públicos. Apesar da sanção presidencial, os estados e municípios precisam regulamentar a LAI.
Somente em dezembro de 2015 o estado começou a organizar a aplicação da lei, com a assinatura de um termo que criou um grupo para levantar informações e classificar os dados do governo como ultra secreta, secreta, limitada e livre. A previsão é que a lei fosse aplicada em março deste ano.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade