Manaus 30º • Nublado
Terça, 04 Outubro 2022

Procon Boa Vista orienta consumidores na compra de ovos de páscoa

Procon Boa Vista orienta consumidores na compra de ovos de páscoa
O feriado da Páscoa está chegando e com ele, consumidores de todo o país vão às compras. Para isso o Procon Boa Vista passa algumas dicas aos consumidores. Sabrina Tricot, Secretária Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista, explica o que se deve fazer.

“Após definido o tipo de ovo a ser comprado, a principal dica que damos aos consumidores é a realização da famosa e tradicional pesquisa de preços. Outra dica valiosa é evitar fazer as compras com as crianças, pois elas são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício”, ressalta Sabrina.

A Secretária explica que, “nos ovos de chocolate, o consumidor deve observar se o rótulo contém todas as informações necessárias e previstas no art. 6, III do CDC, tais como data de validade, peso líquido e composição. Também, deve estar informado no rótulo a lista de ingredientes que compõe o produto, pois algumas doenças impedem aos seus portadores, por exemplo, a ingestão de açúcar ou glúten. É importante ficar atento ao peso e tamanho dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas”. 
Foto: Divulgação / Procon CE
Nos casos em que houver inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para uso do brinquedo, salienta Sabrina Tricot.

“É importante que o consumidor tenha consciência de que se optar por ovos dispostos em bancas de promoção, com a informação de que estão "quebrados", normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto”, explica.

A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento
, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha
e a degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia do consumidor em caso de troca ou reclamação.

Outro fato importante é a atenção quanto às gramaturas, ou seja, as gramas muitas vezes não correspondem à mesma numeração, o que o consumidor precisa levar em conta é o peso e o valor para que possa levar para casa mais chocolate pagando menor preço.

Alguns estabelecimentos estão comercializando os produtos em pagamentos parcelados. O consumidor deve ficar atento e certificar-se quanto às vantagens e desvantagens desta opção, verificando condições de pagamento e a existência ou não de juros.

A forma de pagamento deve ser apresentada ao consumidor de forma clara, precisa e ostensiva.
Quando em parcelas, deve ser informado o preço à vista, número e valor de cada parcela, identificação dos juros cobrados e valor total financiado.

As dicas valem para todos os consumidores, e caso seja necessário, o Procon Municipal de Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis - sala 02. O atendimento ocorre em horário comercial, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 às 18h00.  

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 04 Outubro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/