Manaus 30º • Nublado
Quarta, 22 Março 2023

Previsão de vazante severa não deve se concretizar, diz Defesa Civil do Amazonas


Rio Negro em Manaus. Foto: Sindarma/Divulgação

MANAUS – A vazante na Calha dos rios Solimões e Negro deve ficar dentro da normalidade, segundo a Defesa Civil do Amazonas. “As previsões de uma vazante severa para as principais calhas do Estado, Solimões e Negro, não devem se concretizar. É improvável que haja uma vazante intensa ao ponto de colocar em risco a normalidade da vida dos nossos munícipes”, afirma o secretário-executivo do órgão, coronel Fernando Pires Junior.
De acordo com o secretário, a Calha do Solimões já apresenta estabilidade em relação à vazante e até registros da subida do nível das águas. “Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), tivemos um acréscimo de 37 centímetros de ontem (13) para hoje (14). Em Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros), a subida foi de 31 centímetros no mesmo intervalo”, revela.Em 2010, quando o Solimões passou por sua maior vazante, o nível do rio chegou a 3,26 metros em Tabatinga. Nesta quarta-feira (14), o nível está em 5,66 m.
Sobre a Calha do Negro, o secretário-executivo diz que a vazante está dentro da normalidade. Nesta quarta-feira (14), o nível do rio em Manaus está em 18,91 metros. Desde 1º de outubro, o rio Negro baixou em média 30 cm por dia, ou seja, um total de 4,27 m em 14 dias. “O rio ainda está baixando, mas está dentro do previsto”, argumenta. A previsão do secretário não se limita ao nível do rio Negro em Manaus, mas também para o Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira e Barcelos.No último dia 11 de outubro, o rio Negro registrou uma descida histórica quando vazou 40 cm em apenas um dia. Situação semelhante só foi registrada há 100 anos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 22 Março 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/