Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Polícia Federal investiga ameaça de prefeito contra equipe da Funai, no Pará

Polícia Federal investiga ameaça de prefeito contra equipe da Funai, no Pará

Servidores da Funai, Fundação Nacional do Índio, denunciaram o prefeito de Itaituba, no Pará, Valmir Climaco, por possível incitação à violência. Na última sexta-feira, o Ministério Público Federal abriu investigação para apurar as denúncias. O prefeito teria sugerido que a população da cidade recebesse “à bala” o grupo de trabalho da Funai, que está responsável pelos estudos para a possível demarcação de Terras Indígenas no sudoeste do Pará, uma reivindicação do povo Munduruku.

De acordo com as informações repassadas aos procuradores federais, o prefeito fez a sugestão no último dia 7 de junho, durante reunião na sede da prefeitura de Itaituba. Estavam presentes servidores da Funai e detentores de terras a serem possivelmente afetadas pela demarcação. O prefeito seria um desses detentores.

Foto: Arquivo/Agência Pará

O grupo de trabalho da Funai em Itaituba foi criado em maio por determinação do ex-presidente da autarquia Franklimberg Ribeiro de Freitas. A portaria estabeleceu prazo de 27 dias para a realização dos trabalhos de campo e de 60 dias para a entrega do relatório fundiário e cartorial.

Em nota, a Funai afirma que solicitou apoio policial para a continuidade dos trabalhos com a garantia da integridade física dos servidores, das comunidades indígenas e também dos não indígenas.

Entramos em contato com o prefeito de Itaituba, mas até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/