Polícia apreende mais de 100kg de pescado ilegal em Manaus

MANAUS – Em fiscalização de rotina na manhã deste sábado, 14, o Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb-AM) apreendeu 105 quilos (kg) de carne pirarucu no Mercado Adolfo Lisboa, no Centro, zona Sul da cidade. A espécie está em defeso permanente. A mercadoria estava em condição ilegal, sem documentação de origem. Duas pessoas foram presas.

Apreensão realizada no Mercado Adolpho Lisboa. Foto: Divulgação/BPAmb-AM

A carne estava exposta à venda em duas bancas diferentes. Os responsáveis foram detidos e encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). De acordo com o tenente Natanael, do BPAmb, eles foram flagranteados e presos. “É importante destacar que a maioria dos comerciantes do Mercado Adolpho Lisboa tarabalham dentro da legalidade, mas uns poucos compram a mercadoria ilegalmente”, disse.O pescado apreendido será doado para entidades sem fins lucrativos, como preceitua a Lei de Crimes Ambientais. O pirarucu está em defeso permanente, conforme as Instruções Normativas do IBAMA n° 34/2004 e a n° 01/2005. A carne só pode ser comercializada quando oriunda de piscicultura licenciada pelo órgão ambiental competente ou de área de manejo autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade