Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

PMDB é a sigla com maior participação nas Eleições 2016 na Amazônia Legal

PMDB é a sigla com maior participação nas Eleições 2016 na Amazônia Legal
O Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é um dos maiores do Brasil. O tamanho da sigla refletiu no resultado das Eleições 2016 na Amazônia Legal. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla foi a que elegeu o maior número de prefeitos nos cerca de 800 municípios da região, com 12,98% dos candidatos eleitos. Outros dois partidos que se destacam entre os nove estados amazônidas são Partido da Social Democracia Brasileira do Amazonas (PSDB), com 8,24% dos prefeitos eleitos, e Partido Social Democrático (PSD), 7,99%. Segundo o tribunal, 31 partidos participaram do pleito na região.


Análise

O cientista político e professor universitário Helso Ribeiro, explica que o PMDB é o partido brasileiro com maior número de filiados e o que está presente no maior número de municípios. "Eles têm uma estratégia de número, então boa parte dos municípios brasileiros tem um diretório do partido. Essa é uma característica do partido que acaba congregando pessoas de todos os tipos de ideologia", diz.

Segundo Helso, outra característica marcante é que, geralmente, os membros do PMDB participam das principais instituições das regiões brasileiras. "O PMDB nasceu de um partido mais antigo, que foi até contra a Ditadura Militar. Atualmente, a forma de atuação política é que faz com que ele esteja sempre presente ou próximo do poder nos municípios e estados. Por isso o número expressivo da participação do partido nestas eleições", finaliza.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/