Pesquisa revela qual é o peixe mais consumido por moradores de Manaus

O peixe é um dos alimentos mais consumidos pelo amazonense, em função da abundância oferecida pelos rios da região.

 
 
O peixe é um dos alimentos mais consumidos pelo amazonense, em função da abundância oferecida pelos rios da região. E o tambaqui é o mais presente na mesa da capital, de acordo com levantamento do Instituto #Pesquisa365. O resultado que aponta o pescado ‘preferido’ faz parte de um estudo de 18 questões que busca entender o consumo dos moradores de Manaus. O instituto de pesquisa ouviu 1 mil pessoas. Dessas, 61,8% responderam tambaqui quando perguntadas qual o tipo de peixe que mais consomem. O famoso pescado faz sucesso entre as mulheres: 65% delas responderam o tambaqui. Entre os homens, o peixe apareceu em 59% das respostas. Com o resultado, o tambaqui venceu a famosa frase “quem come jaraqui não sai mais daqui” – que se refere a quem visita a cidade, prova do peixe e não quer mais ir embora. Isso porque o jaraqui aparece em segundo lugar, com 12,8% da escolha do público, seguido de perto pelo pacu, com 10,6%. Considerando a margem de erro estimada em 3,1%, houve um empate entre as duas espécies.Já o pirarucu aparece na sexta colocação, como resposta de 1,4% dos entrevistados.Outro fator considerável é que 3,0% dos entrevistados afirmam não consumir peixe. 
 
Confira o resultado completo da pesquisa:
 
Perfil do consumidor
 
Fatores como local de nascimento e renda familiar também foram usados para fazer um cruzamento de informações de referência para a pesquisa. Notou-se que o consumo de tambaqui é feito por 73% das pessoas que nasceram nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Sul, e que hoje moram em Manaus.Em relação à renda familiar, o maior público consumidor, de também 73%, é da classe B. De acordo com o Critério de Classificação Econômica Brasil 2015, este grupo apresenta renda entre R$ 4.427,37 e R$ 8.695,88.A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de agosto e 01 de setembro de 2015.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade