Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

'Operação Vazante' avalia que estiagem no Amazonas está dentro do esperado

MANAUS - A segunda etapa da 'Operação Vazante', lançada nesta segunda-feira (26) no Amazonas, contemplará 23 municípios que deixaram a condição emergencial por conta da enchente com 12 mil kits de limpeza. Segundo a Defesa Civil a estiagem no Estado está "dentro da normalidade". Os municípios beneficiados estão localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus, Baixo e Médio Solimões, Baixo e Médio Amazonas e Madeira. O primeiro será Coari. 
De acordo com o Secretário Executivo do órgão, coronel Fernando Pires Junior, o comportamento de todas as calhas dos rios do Estado está dentro da normalidade. Algumas já apresentam o fim da estiagem e o início da enchente. “Não podemos falar de situação recorde de estiagem. As calhas seguem com níveis normais para o período. A que requer maior atenção é a do rio Negro, que está em descida gradual, mas que dentro de 15 a 20 dias irá receber o reflexo do rio Solimões que está enchendo, o que deve minimizar o cenário”, enfatizou.
Na bacia do Juruá, as estações monitoradas pela Defesa Civil do Amazonas apresentam elevação gradual no nível do rio, o que indica o fim da vazante. No Madeira, a situação é a mesma. Já no o Purus, o monitoramento indica o início da enchente.
Ajuda humanitária
Os kit’s de ajuda são compostos por vassoura, rodo, sabão em pó, sabão em pedra, escova e balde. O material começa a ser enviado esta semana para Envira, Eirunepé, Ipixuna, Juruá, Guajará, Canutama, Boca do Acre, Tapauá, Pauiní, Lábrea, Beruri, Coari, Itacoatiara, Urucurituba, Autazes, Silves, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho, Caapiranga, Boa Vista do Ramos, Barreirinha e Borba.Foto: Nathalie Brasil/Defesa Civil do Amazonas
"A iniciativa do órgão consiste em auxiliar as famílias dos municípios que estão no período de vazante e que ainda sofrem as consequências da enchente. O acúmulo de lixo nas ruas e residências, por exemplo, favorece o surgimento de doenças, colocando em risco a saúde da população", declarou Junior
A meta é que até o fim da operação, sejam distribuídos 22 mil kit’s de limpeza nos municípios que foram afetados pela enchente deste ano.
Doenças da vazante
A Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que intensificou o monitoramento de doenças decorrentes das vazantes dos rios amazônicos. Entre as ações em andamento estão a distribuição para as Secretarias Municipais de Saúde de hipoclorito de sódio, usado para purificar a água. Além disso, ações de mobilizações sociais com ênfase de educação em saúde também são realizadas, como forma de orientar a população para os perigos oriundos das vazantes. 
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, as doenças de veiculação hídrica, que neste período têm tendência a aumentar, reduziram. O trabalho foi intensificado juntamente com as secretarias municipais de saúde, para evitar a ocorrência de surtos epidêmicos. "É possível notar que não houve aumento no último bimestre das notificações de casos de doença diarreica aguda em todos os municípios do Estado", disse.
Albuquerque salientou que nos casos de hepatites virais, com destaque para a Hepatite A, foram notificados  nos meses de agosto e setembro de 2015, apenas 32 casos, no  mesmo período de 2014, foram notificados 173 casos, o que significa uma redução de  81,5% dos casos. 
Para o diretor, as doenças de veiculação hídricas são evitadas com bons hábitos de higiene, entre eles, a lavagem das mãos antes das refeições, antes de preparar os alimentos, manter a casa e ao redor dela limpos. "Medidas simples podem fazer muita diferença, como por exemplo, o consumo de água tratada e a destinação adequada do lixo", completou.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/