ODS: exemplos buscam diminuir desigualdade social na Amazônia

A desigualdade social é um tema que sempre será recorrente na sociedade. Abuso contra a mulher, racismo, homofobia, xenofobia e exploração contra menores, são alguns dos exemplos que podemos destacar nesse nicho.

Para reverter esses quadros, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável criou a agenda mundial de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo, serão 17 objetivos, entre causas sociais, ambientais, econômicas e institucionais, e 169 metas a serem atingidos até 2030.

É do conhecimento de todos que Roraima vive um momento delicado devido ao número de migrantes oriundos da Venezuela. Para trabalhar a questão de inclusão dessas pessoas, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e a Fundação IOCHPE, promoveram o evento Inspira, Boa Vista, que teve o objetivo de promover a inclusão socioeconômica  de parcela da comunidade em situação de vulnerabilidade, composta principalmente por brasileiros e migrantes venezuelanos.

Durante o evento, foram desenvolvidas ações focadas nos eixos de educação, geração de renda, inclusão produtiva e promoção de convivência, fortalecendo as perspectivas de desenvolvimento humano inclusivo para os migrantes venezuelanos que chegam ao território nacional e para os brasileiros residentes nas comunidades mais afetadas pelo fluxo migratório.

O projeto está alinhado com a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais precisamente o ODS 16 (“Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas”).Ação em Manaus

Das 17 ODS lançadas, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) abraçou cinco, todas voltadas para o lado humano da sociedade. De acordo com a secretária-geral da FRAM, Márcia Lira, é importante acreditar nessas metas, para que as mesmas sejam alcançadas em 2030. “Pra gente é importante falar nesses temas, ainda mais quando eles vão ter um impacto global. Vamos ajudar através das pautas da FRAM, e os objetivos estarão associados em todos os eventos que produzirmos“, explicou.Dentro dos objetivos, 5.2 (igualdade de gênero) e 16.2 (paz, justiça e instituições eficazes), a FRAM conta com o projeto “Bela Causa“, que vija combater o abuso sexual de crianças no Amazonas. “Faremos uma série de eventos e encontros para falarmos sobre o tema. Já fizemos uma primeira reunião com funcionárias do Grupo Rede Amazônia, mas vamos expandir nosso alcance para todo o Estado“, explicou.

Sobre a ODS

Na agenda da ODS, por exemplo, estão previstas ações de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça;
Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas;
Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros;
Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS;Conheça todas as ODS:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade