Novo pedido de controle da fronteira com a Venezuela é protocolado no STF
Um novo pedido de suspensão temporária de entrada de imigrantes venezuelanos no país foi protocolado nesta segunda-feira (20) pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Roraima junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Procuradoria, o
Redação | Atualizado
Um novo pedido de suspensão temporária de entrada de imigrantesvenezuelanos no país foi protocolado nesta segunda-feira (20) pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Roraima junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Procuradoria, o fechamento da fronteira seria uma tentativa de conter o perigo de conflitos e o “eventual derramamento de sangue entre brasileiros e venezuelanos”.
O pedido é feito um dia após os conflitos entre brasileiros e venezuelanos registrados em Pacaraima motivarem cerca de 1,2 mil estrangeiros a deixar o Brasil às pressas, segundo o Exército.
Foto: Inaê Brandão/Rede AmazônicaNa ação cautelar, o governo estadual sugere o estabelecimento de uma “cota para refugiados”. A medida condicionaria o ingresso em território brasileiro à execução de um plano de interiorização dos imigrantes, a ser coordenado pelo governo federal.
Além da cota, o governo estadual também cobra que as autoridades federais estabeleçam barreiras sanitárias na fronteira. A proposta é exigir dos imigrantes a apresentação dos atestados de vacinas obrigatórias a fim de impedir a propagação de doenças sob controle ou já erradicadas no Brasil, como o sarampo.
O pedido reforça a Ação Civil Originária (ACO) 3121, que já pedia o fechamento da fronteira entre Roraima e a Venezuela. No último dia 6, a ministra Rosa Weber, relatora da ação no STF, indeferiu o pedido. Em sua sentença, a ministra apontou que, além de ausência dos pressupostos legais para emissão de liminar, o pedido do governo de Roraima contraria “os fundamentos da Constituição Federal, às leis brasileiras e aos tratados ratificados pelo Brasil”.
saiba mais
Mais de 24 mil venezuelanos pediram refúgio no Brasil neste ano
Governadora de Roraima determina controle da fronteira com Venezuela
Governo Federal considera inegociável fechar fronteira para venezuelanos
AGU pede urgência em ação contra decreto de Roraima sobre venezuelanos
Tribunal Regional Federal determina reabertura da fronteira com a Venezuela
ONU comemora abertura da fronteira brasileira para venezuelanos
De acordo com o estudo, em áreas que foram queimadas várias vezes, as gravações de ruídos de animais foram mais silenciosas do que em locais de floresta intacta
Comentários: