Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Círio 2020: Nossa Senhora se ilumina para Belém

cirio-de-nazare-1
A Diretoria da Festa de Nazaré inaugurou nesta quinta-feira (08), às 19h, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré em formato tridimensional, localizada na Praça Santuário, em frente à Basílica.

Imagem em frente à Basílica da Nazaré. (Foto:Divulgação/Basílica da Nazaré)
A imagem tem, aproximadamente, 12 metros de altura e é formada por mais de 100 metros de cabos de aço e 15 mil mini lâmpadas de led. Somente para formar o manto, que tem bordados de flores e arabescos vermelhos e dourados, foram fixados 125 conjuntos de 100 lâmpadas de leds azuis.


A imagem iluminada de Nossa Senhora de Nazaré fica sobre uma base, decorada com representações de promesseiros da corda do Círio. Os romeiros são representados por peças de miriti, onde, ao fundo, é possível visualizar os principais pontos das procissões do Círio, começando pela Igreja da Sé e seguindo o caminho pelo Ver-o-Peso, Estação das Docas até a chegada, na Basílica Santuário de Nazaré.

Tecnologia


Uma das novidades que o novo elemento do Círio trará será a incorporação da tecnologia. Além de a iluminação ser toda em led, a imagem ainda trará QR-Codes que irão direcionar os espectadores para vídeos, histórias e diversos outros produtos-surpresa preparados pelos patrocinadores Amorosa, Santa Orgânica, Gekos Receptivo, FlyTour e Grupos Rhes.

 
Veja o vídeo de inauguração da Praça Santuário:


Apresentação do manto

O manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 228º edição do Círio será conhecido na noite desta sexta-feira (9) de outubro. A cerimônia de apresentação ocorrerá logo após a missa das 18h, presidida por Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário. O manto que a Imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2021.

Embora sejam muitos os registros históricos sobre o manto, sua confecção e as tradições que o envolve, isto em nada diminui a ansiedade com que os devotos aguardam a sua apresentação, ávidos por conhecer seus detalhes, seu desenho e o resultado final de todo o processo de confecção. Em 2020 o manto foi desenhado pelo arquiteto Sandoval Ferreira e confeccionado pela estilista Kátia Novelino, que iniciou seus trabalhos ainda em março.

Os responsáveis pelo manto, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré. O Diretor Coordenador, Albano Martins, e sua esposa, Ana Paula Martins, e o Arcebispo Dom Alberto Taveira, foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição. Vale salientar que os recursos financeiros necessários advêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Sandoval foi convidado para desenhar o manto juntamente com sua esposa, Adriana Ferreira. Ele conta como foi receber esse convite tão especial. "Nunca imaginamos que um dia faríamos o manto da Imagem Peregrina. Descrever, com palavras, a emoção que tivemos ao receber o convite, é uma tarefa muito difícil", diz.

Essa emoção faz parte da vida de Káthia Novelino desde 2018, quando recebeu o primeiro convite para ser a estilista do manto. "É sempre uma alegria e um desafio superar a expectativa das pessoas de um ano para o outro", explica a estilista. Ela diz ainda que o trabalho exige muita dedicação. "Cada tema demanda pesquisa, imaginação e boas decisões. A escolha do material é muito importante, para definir o tipo de efeito, leitura e impacto que se quer transmitir a partir do tema, através do manto", conta.

A apresentação do manto é um momento tão aguardado pelos fiéis, que a Diretoria da Festa de Nazaré não poderia deixar de realizar este ano, mesmo sem as procissões.

O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da padroeira dos paraenses. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público. O descritivo do manto será divulgado logo após a apresentação.

Albano e Paula Martins, casal Coordenador do Círio 2020, relatam alegria e tranquilidade com as escolhas feitas, certos de que o talento dos profissionais envolvidos assegura um resultado à altura da Ave Maria Cheia de Graça. "Esperamos que o Manto agrade os devotos de Maria e os fiéis em geral, pois ao povo católico são devidas todas as atenções quando se trata de planejar, organizar e executar o Círio de Nazaré", afirma o casal.

Curiosidades

Entre as personalidades mais conhecidas pela confecção de mantos, está a irmã Alexandra, que pertencia à Congregação Filhas de Sant'Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava os mantos anualmente, com material doado por promesseiros. Foi assim até sua morte, em 1973. Depois dela, a missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas de prestígio já receberam a importante tarefa de produzir o manto usado pela Imagem Peregrina para as procissões do Círio.

O Círio 2020

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Veja mais notícias sobre NotíciasCulturaAmazon SatCidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/