Nos 3 primeiros meses do ano, MT registra 12 casos de feminicídio

De janeiro a março deste ano o Mato Grosso registrou 207 homicídios. Destes, 24 envolvem vítimas do sexo feminino e 12 foram identificados como feminicídios, que é o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou por menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Foto:Divulgação

Os casos tipificados como feminicídios, no primeiro trimestre, correspondem a 50% das mortes de mulheres no estado.

Os números são da Coordenadoria de Estatística e Análise da Secretaria de Estado de Segurança Pública e foram baseados em dados da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

O levantamento aponta que das principais ocorrências envolvendo vítimas do sexo feminino, de 18 a 59 anos de idade, no período de janeiro a abril de 2019, o crime de ameaça é de maior incidência e somaram 6.781.

Na comparação com o mesmo período, no ano passado, houve redução de 2% nas ocorrências. Os casos de lesão corporal somam 3.263, oito a mais em relação a 2018.

Para o delegado titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, Cláudio Alvares Sant’Ana, as mulheres precisam entender e quebrar o ciclo da violência doméstica.

O delegado ressaltou que as denúncias de violência contra a mulher só vêm aumentando nos últimos anos graças à Lei Maria da Penha, que trouxe mais punição aos agressores e tratamento humanizado às vítimas.

A violência doméstica pode ser denunciada nas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher ou em qualquer delegacia. Em Mato Grosso, as mulheres vítimas ou familiares, amigos e vizinhos também podem buscar ajuda nos números 181, 197 e 190 e, no âmbito nacional o Disque 100. Lembrando que é possível denunciar e manter a identidade preservada.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade