Nível do Rio Branco atinge nova mínima histórica em Boa Vista

Foto: Reprodução/Prefeitura de Boa VistaMANAUS – A Bacia do Branco, registrou uma nova mínima histórica em Boa Vista, Roraima. A cota atingiu 0,0 centímetros no dia 16 de dezembro, de acordo com o 48° Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) neste domingo (27). O mínimo anterior, de dois centímetros, havia sido registrado em 22 de fevereiro deste ano. 
Segundo o CPRM, a situação é de alerta para o quadro da vazante de 2016, “dada às condições dos níveis baixos registrados para época e a proximidade com o período menos chuvoso na região (1º trimestre do ano civil)”.
Monitoramento das bacias
Ainda que no período de enchente, a Bacia do Purus apresenta níveis baixos para a época. A estação de Boca do Acre atualmente encontra-se 4,79 m abaixo do nível registrado no ano da maior vazante (1998), nesta mesma época do ano, quando registrou 11,94 m. Foto: Reprodução/CPRM
Após um período de descida, mesmo em época de enchente, o nível do rio Solimões, na Bacia do Solimões, voltou a subir nas estações de Itapeuá (médio curso, próximo a Coari) e Manacapuru (baixo curso). As Bacias do Javari, Amazonas e Madeira seguem em período de enchente.Rio Negro estabilizadoDados do boletim mostram que a Bacia do Negro, no Porto de Manaus, o nível do rio está “praticamente estabilizado”, com variações de um centímetro por dia. Desde o dia 26 até esta segunda-feira (28), a cota se manteve em 17,30 m. Na mesma data, em 2014, o nível registrado era de 21,58 m.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade