Na Parada: há dois anos ajudando os usuários de ônibus em Manaus

O transporte público é um dos serviços mais importantes na maioria das grandes cidades. Centenas de pessoas dependem dele diariamente. A falta de informações básicas e de maneira acessível, como itinerário, prejudicam a vida dos usuários. Pensando nisso, há dois anos, um jovem de Manaus criou o site ‘Na Parada‘, que ajuda, hoje, quase 1 milhão de pessoas em toda a cidade.
Quando a ideia surgiu, o idealizador, Diego Araújo, era acadêmico do curso de Design na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). “Tudo começou com o projeto de uma revista temática de uma disciplina da faculdade, que foi extremamente elogiada. Vi o interesse que as pessoas tinham no assunto e resolvi migrar o projeto para as redes sociais e do dia para a noite a coisa explodiu. Eram centenas de pessoas interessadas todos os dias! Foi então que eu resolvi me aprofundar mais no assunto”, conta Araújo.
Nas redes sociais, com a colaboração dos próprios usuários do transporte público, o Na Parada cresceu. “A ideia sempre foi de um projeto colaborativo, onde as pessoas contribuem enviando dúvidas, sugestões e denúncias. Tudo feito pelo próprio usuário”, diz. Hoje são mais de 70 mil seguidores nas redes sociais e cerca de 20 mil dúvidas esclarecidas.
Mas o Na Parada não se restringe as redes sociais. Ele também auxilia os usuários do transporte público, com informações úteis e práticas, por mensagens no WhatsApp e Facebook, 24 horas de segunda a sábado, para que elas cheguem aos seus destinos em Manaus.
Eventos
Concursos como o ‘Gato & Gata Na Parada’, cujos competidores são motoristas e cobradores de ônibus, indicados pelos próprios usuários, estimulam a aproximação entre a população e o sistema. “Aproxima, humaniza, faz com que usuários e funcionários se aproximem e colabora para que a rotina do transporte público seja mais leve”, avalia Diego.
De acordo com ele, ainda no mês de agosto o ‘Na Parada’ vai lançar o site oficial do projeto dando mais agilidade ao conjunto de trajetos na cidade. “As pessoas pediram muito e nos resolvemos finalmente lançar o site, que vai funcionar como um banco de dados com todos os itinerários e outras informações”.
Dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) aponta que, mais de 900 mil pessoas usam o transporte público de Manaus todos os dias. Semanalmente o ‘Na Parada’ alcança praticamente 100% desse público nas redes sociais. Veja os números gerados pelo serviço nesses dois anos:
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade