Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Ministério da Saúde realiza ação especial para indígenas de Roraima

Ministério da Saúde realiza ação especial para indígenas de Roraima

A população da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima, recebe um reforço na assistência na área da saúde a partir desta segunda-feira (29). O Ministério da Saúde realiza a Ação Clínica Odontológica e Oftalmológica, com oferta de 1.660 atendimentos oftalmológicos, clínica médica e odontológica para indígenas de quatro etnias da região. A ação acontecerá até 4 de maio na Unidade Básica de Saúde da Raposa, âmbito do DSEI Leste de Roraima, voltada para os Polos Bases: São Francisco, Camará, Bismark, Raposa1 e Raposa Napoleão.

Estão previstos 900 atendimentos oftalmológicos entre clínica e exames, 700 procedimentos odontológicos e a oferta de 60 próteses odontológicas. Os atendimentos serão conduzidos em parceria com a Associação Médicos da Floresta/AMDAF e permitirão, também, exames padrões: acuidade visual, auto refração, biomicroscopia, fundoscopia, ceratometria, retinoscopia e tonometria, exames para óculos, como teste de refração, exames pré-cirúrgicos, como biometria (cálculo de lente intraocular) e exames clínicos.

Foto: Arquivo/Ministério da Saúde

A operação faz parte do Programa SESAI em Ação, do Ministério da Saúde, e a identificação dos atendimentos necessários, que permitiu o planejamento da ação, foi feita previamente pelos profissionais de saúde indígena do DSEI Leste de Roraima. Esses profissionais são também responsáveis pela logística, que vai permitir o deslocamento da população indígena a ser atendida, para a área do DSEI Leste de Roraima. 

Programa SESAI em Ação

Neste mês de abril foi feita uma expedição ao Noroeste do Amazonas que realizou três mil atendimentos de saúde em diferentes especialidades e 300 cirurgias oftalmológicas, beneficiando indígenas da  Aldeia Cartucho, no município de Santa Isabel do Rio Negro (AM). Outras expedições deverão ser realizadas ainda neste ano, envolvendo a colaboração da Marinha, Exército, Aeronáutica, Funai, Universidades, OPAS e as entidades parceiras Expedicionários da Saúde, Doutores sem Fronteiras, Médicos da Floresta, entre outras.

Essas ações compõem o projeto que integra o Programa SESAI em Ação, o qual visa apoiar a oferta de serviços de atenção especializada e complementar à atenção básica em áreas de difícil acesso. São fundamentais para garantir atendimento das populações mais distantes, que tem dificuldades para acessar o atendimento de saúde e receber o tratamento adequado. As ações especiais viabilizam, em termos de recursos e logística, o atendimento aos indígenas que ficam em áreas muito afastadas dos distritos de saúde.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/