Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Dezembro 2021

Mesmo com 20 centímetros a menos, Defesa Civil continua monitorando Rio Juruá

Mesmo com 20 centímetros a menos, Defesa Civil continua monitorando Rio Juruá
Depois de alcançar a cota de 13,21 metros no último domingo (27), o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, começou a baixar e, na manhã desta terça-feira (29), chegou a cota de 13,04 m. Mesmo com os sinais de vazante, a Defesa Civil da segunda maior cidade do Acre mantém o monitoramento no rio para acompanhar as famílias que moram em regiões atingidas pela cheia.

De acordo com informações do G1 Acre, os bairros de Cruzeiro do Sul foram afetados e deixou a Defesa Civil preparada para uma eventual necessidade de retirar famílias das regiões mais baixas da cidade. Mas, como a água não chegou aos assoalhos das casas, os moradores não quiseram sair para irem ao abrigo social, que seria montado pela prefeitura em um ginásio esportivo.





Os técnicos da Defesa Civil avaliaram que só haveria necessidade de retirar moradores, caso o manancial chegasse a cota de 13,30 metros. Com a vazante que começou nesta segunda e se estende nesta terça, a expectativa é que o rio saia da cota de transbordo deixando as autoridades e os moradores mais tranquilos.

Por enquanto, ainda não há previsão para o restabelecimento do sistema de energia elétrica que foi desligado para os bairros Lagoa, Boca do Moa e parte do Miritizal. De acordo com a Defesa Civil, o fornecimento só será retomando quando os postes da rede desses bairros estiverem fora da água e não apresentar mais riscos para os moradores.

Com a vazante, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul se prepara para dar assistência aos moradores que tiveram os quintais alagados com o objetivo de evitar doenças. Equipes de saúde se preparam para visitar as comunidades para orientar a população e atender os pacientes que forem acometidos com as doenças, como malária, diarreia e outras que geralmente são comuns nas áreas afetadas pelas cheias.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/