Medidas para combater ações contra o transporte coletivo são discutidas em Manaus

O prefeito de Manaus em exercício Marcos Rotta e o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Fontes, traçaram, na manhã desta sexta-feira (24), estratégias de combate às ações de violência ocorridas contra os ônibus do sistema de transporte público da cidade. As ações resultaram, na noite desta quinta-feira (23), o recolhimento dos veículos antes do horário determinado para as garagens. 

Foto: Karla Vieira/Semcom
As medidas visam garantir a circulação normal dos coletivos, sem prejuízos à população e aos funcionários do sistema. Durante a reunião, realizada na SSP, no Nova Cidade, zona Norte, Fontes garantiu reforço no emprego das forças policiais para evitar novos ataques à frota.

Conforme Rotta, assim que começaram os ataques aos ônibus, a SSP-AM ofereceu ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) policiais para circularem dentro dos veículos, para evitar que o serviço não fosse paralisado. No entanto, o Sindicato recusou o apoio.

“Sei que essa decisão unilateral prejudicou centenas e centenas de pessoas, que ficaram entregues à própria sorte por um ato infeliz e irresponsável por parte do Sinetram. Vamos tomar todas as medidas cabíveis e necessárias e mostrar ao Sindicato que quem gerencia o sistema é a Prefeitura”, afirmou Rotta.

Segundo ele, a Prefeitura vai pedir que o Sinetram aceite, a partir, desta sexta-feira, a participação dos órgãos da segurança pública dentro das unidades do sistema do transporte público. O prefeito destacou que tudo isso tem como finalidade trazer de volta a paz e a harmonia ao sistema.

Para evitar novos atos de vandalismo, o secretário Sérgio Fontes garantiu a Rotta que a SSP vai reforçar o policiamento de policiais civis e militares pela cidade. Segundo o secretário, se preciso, será realizado o policiamento, inclusive, dentro dos ônibus como também operações mais pontuais nos terminais de integração e nos terminais de linhas.

“A nossa preocupação, agora, é a manutenção e a normalidade do sistema. Vamos empregar todos os meios da Secretaria de Segurança para garantir a circulação tranquila dos ônibus. Se for preciso, vamos colocar policiais dentro de ônibus. Se for preciso vamos fazer abordagens para garantir a segurança da população. Tudo o que fizermos, vamos manter a Prefeitura informada”, afirmou Fontes.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade