Manaus tem seis novos casos suspeitos de sarampo e número de investigados sobe para 18

Manaus registrou, na última semana, seis novos casos suspeitos de sarampo e que estão sob investigação da Vigilância Epidemiológica. O número de casos sob investigação subiu para 18, conforme dados do 41º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na segunda-feira (17).

De acordo com informações da Semsa, todos os 18 casos da doença em investigação foram notificados desde o dia 5 de novembro. O último caso confirmado de sarampo foi registrado no dia 19 do mês passado, no Distrito de Saúde (Disa) Sul.
 

Foto: Divulgação

Dos 18 casos ainda em investigação, sete foram notificados no Disa Sul, seis no Disa Norte, quatro no Disa Leste e um no Disa Rural. “Mesmo com a redução no número de casos novos da doença a cada semana, a Semsa mantém de forma intensa o trabalho de monitoramento e vigilância de cada caso suspeito, evitando que haja um novo aumento no número de pessoas com sarampo”, informa a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira.

Agenda: Teatro Amazonas recebe espetáculos gratuitos para a Temporada Natalina

O município poderá declarar o encerramento do surto após a ausência de confirmação de casos por um período de até 90 dias, conforme Ferreira.

Dados

Desde o mês de fevereiro deste ano, Manaus registra 8.974 notificações de sarampo, abrangendo 7.729 casos confirmados, 1.227 descartados e 18 ainda em investigação (aguardando resultado laboratorial).

Em relação ao 40º Informe Epidemiológico, publicado no dia 10 deste mês, houve uma redução no número de casos confirmados. “Essa redução é resultado de uma qualificação de dados realizada pela Vigilância Epidemiológica a partir da liberação de exames”, explica Marinélia.

Confira também: Pirarara ‘gigante’ de 1,5 metro e 80 quilos é pescada no interior do Amazonas

Do total de 7.729 casos confirmados, 25,5% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida da faixa etária de 15 a 19 anos (22,1%), menores de um ano (16,4%), de 30 a 49 anos (14,9%) e de 1 a 5 anos (11,2%).

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, é recomendada para a faixa etária de seis meses a 49 anos, e está disponível em 183 salas de vacina do município de Manaus. A lista com o endereço das Salas de Vacina pode ser acessada no site da Semsa.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade