Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Manaus não tem queda de temperatura tão acentuada quanto o interior, diz Sipam

Manaus não tem queda de temperatura tão acentuada quanto o interior, diz Sipam
Foto:Chico Batata/Reprodução
Depois de muita expectativa, Manaus amanheceu nesta quarta-feira (19) com temperaturas mais amenas do que o habitual para esta época do ano. De acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), até as 14h, a mínima registrada na capital do Amazonas foi de 22°C.

O "frio" na capital amazonense, no entanto, ficou muito abaixo de que foi registrado em municípios do interior do estado e frustrou os manauaras. Mas, para os meteorologistas, a cidade dificilmente registraria maiores baixas nas temperaturas.

"A queda de temperatura [em Manaus] não será tão acentuada quanto no setor sul do estado, pois ao se deslocar em direção a menores latitudes esta massa de ar polar vai perdendo sua intensidade", explica o meteorologista do Sipam Lucas Mendes.

Ainda segundo informações do Sipam, entre a manhã desta terça-feira (18) e a manhã da quarta-feira, várias cidades do Amazonas registraram queda acentuada de temperatura, sendo hoje o dia mais frio do ano em cidades como Eirunepé (11,1°C), Boca do Acre (11,2°C), Tabatinga (15°C), Lábrea (13,6°C), Humaitá (12,4°C), Manicoré (17,1°C).

Para Manaus, esse sistema poderá provocar temperatura mínima entre 19°C e 20°C na manhã desta quinta-feira (20), com previsão de céu claro em grande parte do dia e a tarde. A temperatura máxima prevista para quinta-feira é de 29°C em Manaus. O meteorologista explica ainda que, a partir desta quinta, as temperaturas devem subir gradativamente, voltando aos níveis normais já na sexta-feira.

"A tendência é que a partir de quinta-feira essa massa de ar polar, que é caracterizado por um sistema de alta pressão em baixos níveis, já tenha sua atuação gradativamente enfraquecida, fazendo com que ocorra significativa elevação nas temperaturas, tendendo assim a normalidade a partir da sexta-feira", afirmou Lucas.

Sobre a frente fria

Uma frente fria que avançou pelo país durante o início desta semana trouxe em sua retarguarda (atrás da frente fria) uma massa de ar polar (massa de ar frio e seca) responsável por causar acentuado declínio das temperaturas nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do país e nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas.

Em alguns municípios dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso a queda de temperatura superou 10°C.


*Com a colaboração de Clarissa Bacellar

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/