Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Luta pela sobrevivência: Nova identidade da campanha do Sauim-de-Manaus é inspirada em super-herói

Luta pela sobrevivência: Nova identidade da campanha do Sauim-de-Manaus é inspirada em super-herói
O prefeito Arthur Virgílio Neto entregou nesta quinta-feira (4), o prêmio de R$ 10 mil ao ganhador do Concurso-Prêmio Identidade Visual da Mascote Sauim-de-Manaus, em solenidade, no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul, onde foi apresentada oficialmente a imagem da mascote, com a presença de representantes do Ministério Público Federal (MPF-AM), Ministério Público de Contas (MPC-AM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Foto:Divulgação/Prefeitura de Manaus

O ganhador do concurso-prêmio foi o engenheiro civil Saulo Pereira de Souza, 29. Ele apresentou a proposta mais adequada às exigências estabelecidas no edital 001/2019 e obteve da Comissão de Seleção nota máxima no certame, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).


“O artista ganhou com uma imagem genial do nosso macaquinho com a alma. Agora isso vem somar à nossa luta para impedir que o sauim desapareça, pois queremos que cada vez mais sua população aumente”, declarou o prefeito Arthur Neto.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Manaus

O secretário da Semmas, Antônio Nelson Júnior, explicou que a realização do concurso é parte da estratégia de popularização da espécie sauim-de-coleira, criticamente ameaçada de extinção. “O certame é resultado da parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal, visando aproximar a figura do animal à população da capital, por meio de campanhas de sensibilização que utilizarão a imagem. O concurso é o pontapé de divulgação para a cidade que vai passar a conviver com a mascote no dia a dia, nos materiais acadêmicos de escolas e outras ações da prefeitura. Será incorporado à vida das pessoas, expandindo a conscientização e a luta para preservação da espécie", disse.


Vencedor


A proposta ganhadora mostra o sauim-de-manaus como um super-herói. A ideia surgiu a partir da intenção de resgatar a imagem do animal como um ser forte, resistente à ação do homem, o maior causador das perdas de áreas de florestas onde vive a espécie. Casado e pai de uma menina de 5 anos, Saulo Pereira de Souza é autodidata e durante a infância costumava desenhar e esboçar projetos.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Manaus


A Comissão de Seleção responsável pela escolha foi composta por representantes da Semmas, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), seccional Amazonas.


A mascote sauim-de-manaus será utilizada em variadas peças da prefeitura, tais como papelaria, peças impressas em geral, banners, páginas na internet, cartazes, revistas, bem como estampará todo o material produzido para as atividades de proteção e conservação da espécie, áreas verdes, áreas de preservação permanente, corredores ecológicos e outros. No total, 30 propostas foram habilitadas e avaliadas.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Manaus

Preservação


Em 2018, foi decretada a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA), denominada APA Sauim-de-Manaus, para que a espécie possa sobreviver. O trabalho serviu também para ampliar o índice de cobertura vegetal da cidade, atendendo as metas do planejamento estratégico “Manaus 2030”. Foram desenvolvidas, ainda, ações de recuperação ambiental e reforço na proteção de trechos degradados do Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, que integra a APA Sauim-de-Manaus.


“Esse evento representa o cumprimento de mais uma cláusula do termo firmado entre o Ministério Público Federal e a Prefeitura de Manaus, no intuito de promover a preservação do meio ambiente no meio urbano de Manaus. Tudo isso com a participação muito importante da sociedade civil com a apresentação de ideias”, elogiou o procurador do MPF-AM, Leonardo Galeano.







Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/