Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Livros e brinquedos doados ajudam projetos sociais de Hospital, em Santarém

Livros e brinquedos doados ajudam projetos sociais de Hospital, em Santarém
Todos os anos, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no Pará, realiza a campanha de doação de livros e brinquedos para os projetos sociais mantidos pela instituição. O projeto “Ensino, Cultura e Saúde” é um dos mais importantes do hospital. Ele foi lançado no final de 2015, por meio de uma campanha de arrecadação de livros, e entrou em execução em agosto do ano seguinte. O projeto permite que pacientes e acompanhantes tenham acesso a mais de 1.500 livros, para que com a leitura tenham momentos de descontração e enriquecimento cultural nos períodos em que ficam internados. A distribuição das obras é feita em todos os leitos das quatro clínicas da unidade.
  
Foto: Divulgação / Agência Pará
Somente deste projeto participam mais de 20 estudantes dos cursos de Enfermagem e Pedagogia. “O agradecimento é mútuo, porque o Iespes, sem dúvida, é um grande parceiro do Hospital Regional na execução de vários projetos que visam o desenvolvimento de nossa região. É bom saber, também, que podemos contribuir com o aperfeiçoamento dos alunos da instituição, que serão futuros profissionais. Esses projetos dão aos alunos outro olhar, mais humano, de não só enxergar a questão pedagógica, mas verificar o potencial que se tem de trabalhar a educação e saúde em conjunto”, ressaltou o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.
Em 2014, o hospital implantou o “ABC Brincando no HRBA”, realizado diariamente, que atende até seis crianças por dia. Durante esse tempo, são desenvolvidas atividades de leitura e contação de histórias, pinturas e jogos educativos. “Esses projetos são uma forma de resgatar a dignidade humana, levando até os pacientes e acompanhantes a cultura por meio da leitura. Isso proporciona um ambiente mais acolhedor para atenuar os efeitos da hospitalização e proporcionar uma recuperação mais rápida e saudável", disse a coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão.
Foto: Divulgação / Agência Pará
Com a arrecadação de novos materiais, os projetos serão fortalecidos e ampliados, melhorando a recuperação dos pacientes em tratamento no HRBA. O primeiro ponto de coleta foi realizado no Rio Tapajós Shopping, de 2 a 5 de novembro, com mais de 200 livros arrecadados.
Neste final de semana (dias 10, 11 e 12) haverá pontos de coleta no Paraíso Shopping Center. O encerramento da campanha será durante o Salão do Livro do Baixo Amazonas, de 24 de novembro a 3 de dezembro. As doações também podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/