Janeiro chuvoso: meteorologia prevê até 276 milímetros para Macapá
O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê que janeiro será chuvoso em todo estado. Segundo o estudo, em Macapá pode chover até 276 milímetros. Só na primeira s
Redação | Atualizado
O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) prevê que janeiro será chuvoso em todo estado. Segundo o estudo, em Macapá pode chover até 276 milímetros. Só na primeira semana do mês, Macapá registrou cerca de 80 milímetros de chuvas.
Em relação aos demais municípios, a meteorologia prevê registro de chuvas em Oiapoque a Tartarugalzinho, onde se registram os maiores quantitativos.
Para o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena a preocupação é com as chuvas nas cabeceiras dos rios, pois, são estas que causam os transbordamentos, e consequentemente, os alagamentos em municípios.
Foto: Reprodução/Shutterstock
“As chuvas em cima dos municípios podem causar alagamentos temporários devido ao quantitativo de chuva e intensidade. Estamos registrando chuvas intensas e localizadas tanto na capital quanto em alguns interiores como Calçoene”, ressaltou.
Ainda de acordo com o estudo, as chuvas se concentram na faixa litorânea com até 120 mm e nos municípios mais altos as chuvas foram menos intensas, com aproximadamente 45 mm, a variação é do normal para fora do normal.
saiba mais
Escassez de chuva e incêndios levam governo do Acre a decretar estado de alerta ambiental
Chuva em Manaus causa alagação e desabamentos; Zona Norte foi a mais afetada
Manaus registra média de 35,4 mm de chuvas nas últimas 24h
Com a chegada do verão amazônico, as praias de água doce se formam e os banhistas começam a procurar os locais para se refrescar. Veja como chegar nos principais festivais.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/
Comentários: