Itacoatiara é uma das pequenas cidades mais desenvolvidas no Brasil

MANAUS – Com pouco mais de 97 mil habitantes, Itacoatiara é um importante pólo agropecuário da região Norte e fica a 271km da capital do Amazonas. Recentemente, a cidade foi destaque na revista nacional, Exame, como uma das pequenas cidades mais desenvolvidas no Brasil. A lista das pequenas cidades mais desenvolvidas do país foi organizada pela revista de circulação nacional, baseada em dados do PIB per capita, esperança de vida ao nascer, taxa de analfabetismo e população estimada. Itacoatiara ficou em 28º lugar no ranking ficando atrás de algumas cidades como Paulinia (SP), Vinhedo (SP) e Sorriso (MT).

Pedra pintada símbolo de Itacoatiara na orla da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de ItacoatiaraHistoria
Itacoatiara é uma cidade repleta de história e tem moradores de fala mansa habituados com a vida pacata do interior. O nome da cidade significa em dialeto índigena “Pedra pintada ou listada”, uma menção a um artefato arqueológico encontrado no solo da região. De acordo com o historiador Francisco Gomes da Silva, a pedra, bem como outras encontradas na orla da cidade, é um objeto com inscrições rupestres e representações de figuras antropomorfas gravadas no período pré-histórico.A história da cidade também está presente na arquitetura. Quem passeia pela orla, consegue ver construções antigas e prédios históricos, que lembram a batalha naval de 1932. Na época uma luta foi travada entre navios constitucionalistas de São Paulo e rebeldes contra o governo de Presidente Vargas. Os rebeldes conseguiram tomar Parintins, mas Itacoatiara foi salva.
Cidade
Na economia, Itacoatiara se destaca pela produção agropecuária. O enorme porto graneleiro da cidade chama a atenção. Seu principal serviço é a exportação de soja produzida no cerrado mato-grossense através de hidrovias. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda per capita da cidade é de R$11.681,96.
Outro grande bastião econômico do município é o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). O evento acontece desde 1984 e atrai milhares de pessoas da Amazônia brasileira e internacional. A celebração cultural conta com artes plásticas, contadores de estórias, artesanato, cinema, teatro, gastronomia, caricatura, dança, oratória, música, ornamentação, futsal, futebol society, voleibol, handebol, xadrez e dominó.
Segundo relatório de infraestrutura da Confederação Nacional dos Municípios (CNMN), em 2010, a cidade possuía 24.700 domicílios entre apartamentos, casas, e cômodos. Desse total, 11. 608 eram imóveis próprios, sendo 24.645 próprios já quitados, 207 em aquisição e 1.871 alugados. Além disso, conta com uma boa taxa de esperança de vida: 73 anos. As taxas de analfabetismo também são baixas. São 9,1% para uma população acima de 15 anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é mediano. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade