Incêndio em aterro sanitário de Parintins está fora de controle


Máquinas e homens estão mobilizados para controlar o fogo em Parintins. Foto: Márcio Costa/Prefeitura de Parintins

MANAUS – Há seis dias um incêndio atinge o aterro sanitário do município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital). A suspeita é de que o sinistro seja resultado de ação criminosa. A Prefeitura montou uma força-tarefa de 30 homens com a ajuda de órgãos municipais e estaduais, como o Corpo de Bombeiros do Amazonas e a Defesa Civil Municipal. No entanto, o fogo ainda está fora de controle.O incêndio iniciou na lateral do aterro durante a madrugada do último dia 1º de outubro. Há cerca de um mês não chove no município e o tempo seco facilita a propagação do fogo. O direcionamento natural do vento leva a fumaça a áreas residenciais vizinhas, como o bairro Pascoal Alágio e o loteamento Lady Laura.
Máquinas e homens estão mobilizados para controlar o fogo em Parintins. Foto: Márcio Costa/Prefeitura de ParintinsAção criminosaDe acordo com o coordenador de comunicação da Prefeitura de Parintins, Márcio Costa, um vigia do aterro testemunhou a suposta ação. “O vigia viu dois homens pondo fogo em resíduos sólidos no local em que o incêndio começou. Além disso, outro focos surgiram em pontos diferentes, o que levou o comando do Corpo de Bombeiros a mesma conclusão”, relata. Costa não sabe precisar a área atingida, mas estima que seja o equivalente a dez campos de futebol.O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública, Suammy Patrocínio, estima que em 72 horas o incêndio seja controlado. Segundo a Prefeitura, uma das dificuldades em controlar o incêndio, são os focos abaixo da superfície.
Máquinas e homens estão mobilizados para controlar o fogo em Parintins. Foto: Márcio Costa/Prefeitura de Parintins

O combate demanda o uso do maquinário para cavar e encontrar o foco e em seguida usar a água para apagar o fogo. Para tanto, o município conta com o auxílio de três caçambas, uma pá carregadeira, uma escavadeira hidráulica e dois caminhões de bombeiros, cada um com capacidade de seis mil litros. A abrangência do fogo levou o Corpo de Bombeiros a cavar um poço de água nas proximidades do aterro, para dar agilidade ao combate.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade