Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Governo do Amazonas substitui comandante da Polícia Militar

Governo do Amazonas substitui comandante da Polícia Militar
O governo do Amazonas confirmou oficialmente nesta segunda-feira, (16), a saída do comandante-geral da Polícia Militar do estado, Augusto Sérgio Pereira, antecipada pela Agência Brasil, e anunciou a entrada do coronel David de Souza Brandão. Esta é a quarta troca no comando da PM do estado em dois anos. Brandão ocupava o cargo de secretário-executivo adjunto da Casa Militar do governo estadual.


Foto: Suelen Gonçalves/Rede Amazônica

Segundo fontes próximas ao governo, Pereira teve uma atuação “apática” desde o início da crise penitenciária do estado, nos dois primeiros dias de janeiro. Sequer foi ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) durante a rebelião, que terminou com 56 mortos. O governador também trocou o subcomandante-geral da corporação. Saiu o coronel Euler Carlos Cordeiro e, em seu lugar,  foi nomeado o coronel Walter Rodrigues da Cruz.

A crise penitenciária no Amazonas foi deflagrada no dia 1º de janeiro de 2017, quando 56 presos foram assassinados no Compaj. Além disso, cinco funcionários do complexo foram mantidos reféns, mas liberados posteriormente. Na última sexta-feira (13), o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, pediu demissão do cargo, dando lugar a Cleiman Rabelo. Confira a nota oficial do governo:

O governador José Melo promoveu mudanças no comando-geral da Polícia Militar do Amazonas nesta segunda-feira, 16 de janeiro. O coronel David de Souza Brandão foi nomeado novo comandante-geral da PM, substituindo o coronel Augusto Sérgio Farias, que estava no cargo desde junho de 2016.

Para o cargo de subcomandante foi nomeado o coronel Walter Rodrigues da Cruz. O coronel Domingos Sávio de Souza fica no cargo de Chefe do Estado Maior da Polícia Militar. As mudanças serão formalizadas com a publicação no Diário Oficial do Estado desta segunda, que circula amanhã.

Coronel Brandão chega ao Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas após 29 anos de trabalho pela corporação. Ele ingressou na PM em 1988 e desde 2014 ocupava o cargo de secretário Executivo Adjunto da Casa Militar do Governo do Amazonas. Antes disso, Brandão foi chefe da assessoria de segurança institucional do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), comandante da Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atende a parte de bairros da zona Sul, como Aleixo, São Francisco, além de comandante da Companhia de Trânsito do Batalhão de Trânsito da PM.
O novo comandante-geral da PM é formado em Direito, possui especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública e em Trânsito Urbano e Rodoviário e tem formações realizadas nas Polícias Militares de São Paulo, Bahia e Alagoas.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/