Governador do Maranhão é multado por propaganda eleitoral antecipada

Dois pré-candidatos às eleições de outubro foram punidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Flávio Dino, atual governador e candidato à reeleição, e Duarte Júnior, candidato a deputado estadual, foram multados em R$ 5 mil, cada um.
Segundo o TRE do Maranhão, a decisão unânime do tribunal foi tomada após denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral de que ambos teriam feito propaganda eleitoral antecipada. Durante a decisão, o Desembargador Cleones Cunha, argumentou que o governador Flávio Dino pediu voto ao se dirigir ao público, no evento de lançamento da candidatura de Duarte Júnior, pelo PCdoB. Segundo o magistrado, houve pedido explícito de votos quando Dino disse que não bastaria votar no candidato, mas realizar campanha em favor dele. Durante o período pré-eleitoral, é proibido pedir voto para qualquer candidato ou partido.
As práticas dos dois candidatos foi repetida no Facebook, segundo o TRE do Maranhão. Na postagem de internet, Duarte Júnior teria replicado fotos e vídeos do evento e enfatizou o pedido de voto que fez no dia do lançamento da candidatura.
A legislação eleitoral permite eventos partidários de pré-candidatura, desde que não haja pedido explícito de voto, inclusive na internet. Também é permitida a divulgação de atos de parlamentares e de debates legislativos, mas sem pedido de votos.
Em resposta à multa, o candidato Duarte Júnior disse que respeita as decisões do poder judiciário, mas não concorda com a punição e vai recorrer. Em nota, o PCdoB informou que não vai comentar a decisão. O governo do Maranhão não se posicionou até o fechamento desta reportagem.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade