Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

FVS descarta surto de febre amarela entre macacos no interior do Amazonas

FVS descarta surto de febre amarela entre macacos no interior do Amazonas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) descartou, nesta sexta-feira (24), a possibilidade de surto de febre amarela entre macacos no interior do Amazonas. No último dia 22, moradores de Novo Aripuanã (a 227 km da capital amazonense) encontraram mais de 20 macacos mortos em áreas remotas da Reserva Sustentável do Rio Madeira, que fica no município. A FVS enviou uma equipe ao local para investigar a situação e reforçou a vacinação contra a doença na localidade.

A conclusão do relatório da equipe técnica do órgão que está no município constatou que, apesar da referência da população local de encontro de primatas mortos, não havia qualquer ocorrência no momento de epizootia (epidemia entre macacos). O documento diz ainda que foram localizadas apenas poucas carcaças dos animais, sem nenhuma possibilidade de coleta de material para exames laboratoriais com a finalidade de esclarecimento da causa da morte.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a investigação descarta a possibilidade de surto epidêmico de febre amarela na população de macacos, à medida que não há evidencia de circulação viral atual ou mesmo recente na área. "Os técnicos não encontraram animais mortos recentes ou mesmo doentes. Todo esclarecimento foi dado a população local pela equipe técnica tais como, a continuidade do alerta para mortes de macacos, a vigilância de casos suspeitos em humanos e, principalmente, a ampliação da vacinação contra febre amarela, eliminando-se desta forma, qualquer possibilidade de ocorrência da doença na população", esclarece.

A FVS-AM, em conjunto com as vigilâncias municipais, continuará com o monitoramento e, em casos suspeitos, intervirão de forma imediata para esclarecer os fatos e tomar as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde de forma oportuna para manter a saúde da população.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/