Força-tarefa irá acompanhar fluxo migratório de venezuelanos para RR
O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (12), durante reunião realizada no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo estadual, em Boa Vista, a criação de força-tarefa e coordenação nacional para acompanhar a imigração em mas
Redação | Atualizado
O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (12), durante reunião realizada no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo estadual, em Boa Vista, a criação de força-tarefa e coordenação nacional para acompanhar a imigração em massa de venezuelanos para Roraima.
Foto:Reprodução/Rede AmazônicaSegundo reportagem publicada no G1 Roraima, uma medida provisória deverá ser publicada até a próxima quinta-feira (15) para garantir recursos para o estado.
"Todos os recursos necessários serão encaminhados para solucionar a questão dos venezuelanos, ou seja o aspecto humanitário e a solução para o estado de Roraima", declarou o presidente.
Além do presidente Temer, participaram da reunião a governadora de Roraima, Suely Campos e a prefeita da capital de Roraima, Teresa Surita; além dos ministros Raul Jungman (Defesa), Torquarto Jardim (Justiça), Moreira Franco (Secretaria-geral da Presidência), o general Sergio Etchegoyen (GSI), o senador Romero Jucá (PMDB), Juliano Torquato (PRB), prefeito de Pacaraima - cidade na fronteira -, deputados, secretários e demais autoridades locais.
O ministro Raul Jungmann garantiu ainda que as Forças armadas irão reforçar os postos de controle do interior, em especial os localizados entre Pacaraima e Boa Vista. Além disso, foram anunciados o deslocamento de um hospital de campanha até a fronteira e a construção centros de triagem em conjunto com municípios e governo.
"Se o problema é fisicamente localizado em Roraima, ele é um problema nacional, e o presidente entendeu que nesse sentido teremos uma coordenação da ação humanitária federal que ficará ao encargo das Forças Armadas", declarou.
De acordo com a prefeitura de Boa Vista, a capital abriga hoje cerca de 40 mil venezuelanos, número que representa 10% da população da cidade. Autoridades locais cobraram ajuda para lidar com a situação. Nos últimos três anos já foram feitos mais de 20 mil pedidos de refúgio de venezuelanos em Roraima.
saiba mais
Presidente Temer discute imigração venezuelana em Boa Vista
Brasil cria projeto para empregar imigrantes venezuelanos
"Atendimento a venezuelanos é questão nacional", diz Jungmann
Ministros vão a Roraima avaliar situação de imigrantes venezuelanos
Parlamentares de Roraima sugerem criação de campo de refugiados para imigrantes
Governo fará censo de migrantes venezuelanos no Brasil
Missão acompanha situação de imigrantes indígenas venezuelanos em Belém
Direitos Humanos verifica situação de venezuelanos no AM, PA e RR
Comentários: