Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Famílias começam a deixar casas no Acre após Rio Juruá ultrapassar 13,30 metros

Famílias começam a deixar casas no Acre após Rio Juruá ultrapassar 13,30 metros
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no Acre, atingiu 13,32 metros, nessa terça-feira (5), e, com isso, a Defesa Civil começou a retirar algumas famílias de casas alagadas. Nessa terça, várias famílias foram atingidas no bairro da Várzea, e uma delas precisou ser retirada.

A família retirada teve o assoalho da casa coberto pela água. Depois disso, a prefeitura acionou todas as secretarias municipais para definir estratégias para apoiar os moradores que precisarem sair das residências.

Foi definido que, assim como ocorreu em novembro do ano passado quando o manancial chegou aos 13,37 e desabrigou 19 famílias, será montado um ponto de atendimento aos moradores no porto da cidade.
 
Foto: Mazinho Rogério/Rede Amazônica 
Uma equipe, montada pela prefeitura, será integrada por representantes de todos os órgãos municipais para coordenar as ações de apoio às famílias. As próximas famílias que forem retiradas de casas já serão encaminhadas para um abrigo montado em um ginásio esportivo e terão assistência por parte do município.

“Agora nossa estratégia é na prática, porque já estamos com as primeiras famílias precisando sair de casa e convocamos toda equipe da prefeitura para dividirmos os trabalhos. A partir de hoje [terça,5] já temos equipes retirando as pessoas das casas que serão levadas para o abrigo onde terão atenção na área de saúde, assistência social e serão atendidas com alimentação e tudo que estiver ao alcance da prefeitura”, garantiu o prefeito em exercício, Zequinha Lima.

Em pelo menos três comunidades, o fornecimento de energia elétrica foi suspenso para evitar o risco de acidentes para os moradores. Segunda a Defesa Civil, mais de 4 mil famílias já estão afetadas com a cheia que invadiu os terrenos e, em alguns bairros, já está chegando ao assoalho das moradias.

Rio sobe, em média, 1 cm por hora

Nas últimas 24 horas, o rio que banha cinco cidades acreanas e outras do Amazonas, subiu em média 1 cm por hora. Com a cheia, sete bairros já estão com a água invadindo as casas e a previsão é que o nível continue se elevando e chegue a cota de emergência, que é de 13,65m.

“Temos previsões que o rio vai subir ainda mais nos próximos dias e, se continuar nesse ritmo, em 48 horas chegamos a essa cota, considerada de emergência”, informou o coordenador da Defesa Civil, José Lima.
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/