A situação de emergência em alguns municípios do estado do Amapá foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações de apoio emergencial, incluindo o recebimento de materiais para dar suporte à população. Nesse primeiro momento, os municípios beneficiados são Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
Para o estado do Amapá, até o momento, foram disponibilizadas 21 toneladas de alimentos, 51 mil litros de água mineral, 900 colchões, e ainda 330 kits infantis (fraldas descartáveis e pomadas para assaduras), 300 kits idosos (fraldas descartáveis geriátricas e pomadas) e 425 kits de limpeza (vassouras, rodos, baldes e sabão). Todo o material será dividido de acordo com o levantamento feito junto às famílias das áreas afetadas pelas chuvas.
Foto: Divulgação
O coronel Janary Picanço, sub-comandante do Corpo de Bombeiros, explica que para ter acesso ao auxílio emergencial disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, a Defesa Civil do Amapá teve que apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos causados pelas chuvas, e ainda o Plano Detalhado de Resposta (PDR) contendo as ações imediatas às vítimas das enchentes.
“Nesse período de inundações aonde a pluviosidade da água chega até 500 milímetros, precisamos dar apoio a essas famílias que passam por esse desequilíbrio em suas localidades. Queremos amenizar os problemas enfrentados por eles durante esses períodos chuvosos”, afirmou o militar.
A entrega dos produtos está prevista para ser realizada ainda na primeira semana de abril em Calçoene e Bailique, pelas equipes da Defesa Civil Estadual, Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims).
Os relatórios pedindo o reconhecimento de situação de emergência para os municípios de Laranjal do Jari, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho já foram encaminhados à Sedec.
saiba mais
Norte do Amapá está isolado após erosão na BR-156
Turista francês afirma que continuará usando catraias para visitar o Amapá
Amapá terá sistema para controle de produtos florestais
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.