Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Famílias atingidas por enchentes no Amapá receberão ajuda humanitária

Famílias atingidas por enchentes no Amapá receberão ajuda humanitária
A situação de emergência em alguns municípios do estado do Amapá foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações de apoio emergencial, incluindo o recebimento de materiais para dar suporte à população. Nesse primeiro momento, os municípios beneficiados são Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).

Para o estado do Amapá, até o momento, foram disponibilizadas 21 toneladas de alimentos, 51 mil litros de água mineral, 900 colchões, e ainda 330 kits infantis (fraldas descartáveis e pomadas para assaduras), 300 kits idosos (fraldas descartáveis geriátricas e pomadas) e 425 kits de limpeza (vassouras, rodos, baldes e sabão). Todo o material será dividido de acordo com o levantamento feito junto às famílias das áreas afetadas pelas chuvas.
Foto: Divulgação

O coronel Janary Picanço, sub-comandante do Corpo de Bombeiros, explica que para ter acesso ao auxílio emergencial disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional, a Defesa Civil do Amapá teve que apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos causados pelas chuvas, e ainda o Plano Detalhado de Resposta (PDR) contendo as ações imediatas às vítimas das enchentes.

“Nesse período de inundações aonde a pluviosidade da água chega até 500 milímetros, precisamos dar apoio a essas famílias que passam por esse desequilíbrio em suas localidades. Queremos amenizar os problemas enfrentados por eles durante esses períodos chuvosos”, afirmou o militar.

A entrega dos produtos está prevista para ser realizada ainda na primeira semana de abril em Calçoene e Bailique, pelas equipes da Defesa Civil Estadual,  Exército Brasileiro e Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Os relatórios pedindo o reconhecimento de situação de emergência para os municípios de Laranjal do Jari, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho já foram encaminhados à Sedec.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/