Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

FAB suspende buscas por aeronave desaparecida com índios no Amapá

FAB suspende buscas por aeronave desaparecida com índios no Amapá
A  Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta segunda-feira (18), em nota, que as buscas pela aeronave desaparecida há 14 dias no Amapá foram encerradas. Nada foi encontrado.

A aeronave de prefixo PT-RDZ saiu no dia 2 de dezembro da aldeia Mataware, no Parque do Tumucumaque, e o destino era o município de Laranjal do Jari, no Oeste do estado. 
Foto: Reprodução/Google

Ao todo, foram 128 horas de voo com as aeronaves SC-105 Amazonas SAR, C-130 Hércules e o helicóptero H-60 Black Hawk da FAB. AS buscas foram em 12.550 km², o equivalente a cerca de 12 mil campos de futebol. 

Os aviões envolvidos nas buscas percorreram a distância em linha reta de mais de 20 mil quilômetros, o que se aproxima a uma viagem entre São Paulo e Tóquio não sendo encontrado nem um vestígio do avião.

As aeronaves cumpriram padrões internacionais de busca. A área possui mata fechada e região montanhosa, fatores que dificultam a observação pelas equipes de busca.

A missão envolveu 60 militares e foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Manaus (Salvaero).

Leia Mais: Força Aérea faz buscas por aeronave desaparecida no Amapá

Desaparecimento

A aeronave transportava sete pessoas de uma família de índios Tiriyó, além do piloto. A última comunicação às 12h06, do adia 2 de dezembro.

A bordo estava uma família de índios Tiriyó: professor, esposa e três filhos, uma aposentada e o seu genro. Além do piloto, Jeziel Barbosa de Moura, que tem mais de 30 anos de experiência.

De acordo com Kutanan Waiana, da coordenação executiva da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará, a contratação de pequenos aviões para transporte entre aldeias é comum na região, em função das dificuldades no acesso, e as viagens custam entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/