Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Evento debate projeto de reorganização pedagógica e administrativa do ICHL

Evento debate projeto de reorganização pedagógica e administrativa do ICHL
Centros acadêmicos dos cursos de jornalismo, relações públicas, artes, arquivologia e biblioteconomia realizaram na nesta quinta-feira (1°) dois encontros com objetivo de esclarecer os estudantes sobre a reorganização pedagógica e administrativa do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Durantes o evento, que ocorreu pela manhã no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES) e à noite no auditório Rio Solimões do ICHL, os alunos presentes declararam apoio do projeto e pediram a realização da próxima reunião do Conselho  Universitário (Consuni) antes do final do período vigente.

O projeto de Reorganização Pedagógica e Administrativa (RPA) do ICHL está em análise no Consuni. Ele prevê a criação de três novas unidades acadêmicas e mudança de nome do ICHL. “Com a aprovação do projeto serão criadas a Faculdade da Informação e da Comunicação (FIC), a Faculdade de Artes e a Faculdade de Letras. E o nome do ICHL passa a ser Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS)”, afirma o presidente da Comissão de RPA do ICHL, professor Jakcson Colares. O projeto deve entrar em pauta na próxima reunião do Consuni.

O evento debateu a reorganização do ICHL. Foto: Divulgação

O projeto de RPA do ICHL foi fruto de uma ampla discussão no instituto promovida por uma comissão com representantes de todos os departamentos. “Após a construção dos projetos da FIC e das Faculdade de Artes e Letras em seus respectivos departamentos, ainda passamos um ano debatendo esse projeto com as representações de todos os departamentos do ICHL. Em seguida ele foi discutido e aprovado por unanimidade no Conselho Departamental do ICHL e no Conselho de Administração (Consad), onde professores, estudantes e técnicos estão representados”, explica o membro da comissão de RPA do ICHL, professor Allan Rodrigues.

A principal motivação do projeto de RPA do ICHL e das novas unidades é o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. “Neste momento, precisamos separar para poder crescer e nos fortalecer. O ICHL é uma unidade com 12 departamentos e mais de 20 cursos de graduação. Para se ter maior eficiência na gestão dos recursos humanos, espaços físicos e ampliar a oferta de cursos é necessário reorganizar o instituto e criar novas unidades”, analisa Jackson Colares.

Os detalhes dos projetos das faculdades e da reorganização do ICHL foram abordados nos encontros. Com o tema 'Universidade em Contexto: exposição sobre a reformulação administrativa e pedagógica do ICHL', o evento contou com a participação de membros das comissões responsáveis pelo projeto de RPA do ICHL e das novas universidades. Após a apresentação dos projetos de RPA e das faculdades, os alunos puderam fazer perguntas aos membros das comissões e tirar suas dúvidas.

Para os alunos que participaram do encontro, o evento alcançou seus objetivos. “Conhecemos mais dos projetos e no final os presentes nos dois encontros se manifestaram unanimemente em favor do projeto de reorganizar o ICHL e pela realização da próxima reunião do Consuni antes do final deste período”, diz Micaele de Souza Marques, representante do centro acadêmico de Biblioteconomia. “Somos favoráveis ao projeto da FIC porque ele possibilitará o fortalecimento dos nossos curso. E a realização da próxima reunião do Consuni antes do final do período nos permitiria aproveitar o recesso para preparar minimamente a estrutura da FIC para o período 2017.1”, afirma a aluna de Arquivologia, Ana Ferreira.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/