Estados da Amazônia pedem fechamento da fronteira com Venezuela

Mesmo sem casos confirmados de Coronavírus, estados da região norte anunciam medidas contra o covid-19. O único estado a registrar caso da doença na região foi o Amazonas.
Fronteira do Brasil com a Venezuela, em Pacaraima. (Foto: Alan Chaves/Rede Amazônica)

O governador de Roraima Antônio Denarium e a Associação Médica Brasileira formalizaram ao presidente Jair Bolsonaro pedido para o fechamento das fronteiras do Brasil com a Venezuela e com a Guiana.

Segundo as autoridades de saúde do estado, Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela recebe entre 500 e 700 venezuelanos por dia, o que aumenta o risco de circulação do vírus, além de sobrecarregar ainda mais os equipamentos de saúde estaduais e da capital.

No Amapá, as atenções também estão voltadas para a fronteira. De acordo com o governo do estado, a Anvisa e a Polícia Federal atuam nas barreiras sanitárias de prevenção nos locais de entrada e saída das pessoas que se deslocam da Guiana Francesa para Oiapoque.

Nesse fim de semana o governo amapaense instalou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para implantação de leitos UTI, aquisição de medicamentos e material de proteção individual.

No Acre, o Governador Gladson Cameli anunciou que vai convocar servidores públicos da Saúde e da Segurança, à disposição de outras secretarias. O decreto deverá ser publicado até esta terça-feira (17). Além disso, haverá reforço nas fiscalizações migratórias nas fronteiras e nos aeroportos do Acre, com apoio do Exército Brasileiro.

Em Rondônia, a partir desta terça-feira, as aulas em instituições estaduais, municipais, federais e privadas estão suspensas por pelo menos 15 dias. O governador Marcos Rocha também proibiu o trânsito de servidores da educação pelas escolas da Capital e interior, para evitar qualquer possibilidade de disseminação do covid-19.

Em Tocantins, todas as atividades educacionais nas unidades escolares da Rede Pública e na Universidade Estadual, a Unitins, estão suspensas até dia 20 de março. Por causa do novo Coronavírus, o Mauro Carlesse suspendeu por tempo indeterminado, as visitas turísticas ao Palácio Araguaia, sede do Executivo tocantinense. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade