Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Equinócio de Primavera poderá ser observado no Amapá

Equinócio de Primavera poderá ser observado no Amapá
 
O Clube de Astronomia do Amapá vai disponibilizar telescópios ao público na tarde desta quinta-feira (22), dia que marca o Equinócio de Primavera para o Hemisfério Sul, e Equinócio de Outono para o Norte. Nesta época, Macapá recebe turistas por ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, que divide o mundo entre os dois hemisférios. A observação acontece na praça do Monumento Marco Zero do Equador. 
Foto: Jorge Junior/ Secom Amapá
 
De acordo com o presidente do clube, Cássio Renato dos Santos, serão disponibilizados telescópios para visualização do céu e para o público conhecer os equipamentos. “Além disso, vamos apontar o telescópio para o sol e fazer observações por meio de projeções com anteparo já que não é possível observar o sol abertamente porque causa lesões irreversíveis na visão”, destacou.

O público já pôde ver o alinhamento do sol às 11h21, que tornou o dia e a noite com tempo de duração igual, 12 horas cada. “O Equinócio é uma posição em relação a órbita que a terra faz entorno do sol durante o ano que marca justamente para o Hemisfério Sul, onde está a maior parte do território brasileiro, a transição da estação de inverno para primavera. Mas o Amapá tem o diferencial de também receber o Equinócio de Outono”, explicou Santos. 
Foto: Gabriel Penha/G1-AP
 

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários: 1

Geraldo Amaral em Quinta, 23 Setembro 2021 13:01

Valiosíssimo a informação deste fenômeno . seria possível maiores informações ao público leigo?

Valiosíssimo a informação deste fenômeno . seria possível maiores informações ao público leigo?
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/