Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Encontrado túnel em presídio de Manaus, onde líder da facção FDN está preso

Encontrado túnel em presídio de Manaus, onde líder da facção FDN está preso
Uma vistoria de rotina da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), nas unidades prisionais, encontrou, no final da tarde desta terça-feira (13), um indicativo de túnel no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM 1), localizado no quilômetro 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

A entrada da escavação estava escondida embaixo de um vaso sanitário na cela 6 do pavilhão 5. Para os oito presos da cela onde foi encontrado o indício de túnel, os procedimentos cabíveis serão para dano ao patrimônio público. 
Foto: Divulgação/SEAP
A SEAP informa que ainda não se sabe a dimensão da profundidade da escavação devido a quantidade de barro ensacado e lama. De acordo com o Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), a estimativa era que 150 detentos do pavilhão iriam tentar escapar pelo túnel. Nas celas do Pavilhão há presos de alta periculosidade, entre eles Alan Sérgio Martins Batista, o “Índio”, um dos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN).

Segundo as investigações da SEAP, a escavação teve início meses antes da transferência de dez detentos do CDPM 1 para o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A suspeita é que estes internos teriam orquestrado o plano de fuga. 
Foto: Divulgação/SEAP
O secretário da SEAP, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, informa que revistas e procedimentos de segurança estão sendo seguidas em todas as unidades prisionais da capital e do interior, além das operações com o apoio da Polícia Militar (PM). O coronel diz ainda que tem acompanhado procedimentos de trancas nas unidades e atuando na prevenção de ações dos detentos para desestabilizar o sistema prisional. 

O local foi isolado e nesta quarta-feira (14) será feito o serviço de concretagem da escavação. O patrulhamento da unidade prisional também foi reforçado agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) estão na unidade para evitar qualquer tipo de convulsão no sistema penitenciário.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/