Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 25 Mai 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

Em Belém, última procissão da festividade do Círio de Nazaré 2019 acontece nesta segunda

Em Belém, última procissão da festividade do Círio de Nazaré 2019 acontece nesta segunda
A última procissão da festividade nazarena de 2019 ocorrerá nesta segunda-feira, 28 de outubro, a partir das 7h, logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Prelado Emérito do Marajó. Será o momento de encerrar, oficialmente, os 15 dias de toda a Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 5h30 da manhã.

 

A romaria do Recírio é a 12ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente  700 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em até 45 min e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir cerca 50 mil pessoas.

 

Segundo a SeMOB, o esquema de trânsito será o mesmo adotado para a realização da queima de fogos, sendo que a interdição de veículo terá início às 5h até o encerramento do evento.

Foto:Divulgação/Círio de Nazaré


História


A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.


O Círio 2019
 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Mai 2020
No Internet Connection