Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Em Belém, última procissão da festividade do Círio de Nazaré 2019 acontece nesta segunda

Em Belém, última procissão da festividade do Círio de Nazaré 2019 acontece nesta segunda
A última procissão da festividade nazarena de 2019 ocorrerá nesta segunda-feira, 28 de outubro, a partir das 7h, logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Prelado Emérito do Marajó. Será o momento de encerrar, oficialmente, os 15 dias de toda a Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 5h30 da manhã.

 

A romaria do Recírio é a 12ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente  700 metros, sendo este o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O percurso deve ser cumprido em até 45 min e, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré, deve reunir cerca 50 mil pessoas.

 

Segundo a SeMOB, o esquema de trânsito será o mesmo adotado para a realização da queima de fogos, sendo que a interdição de veículo terá início às 5h até o encerramento do evento.

Foto:Divulgação/Círio de Nazaré


História


A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.


O Círio 2019
 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/