Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Detran faz alerta sobre gravar vídeos do som do rádio enquanto dirige: 'sujeito a multa'

Detran faz alerta sobre gravar vídeos do som do rádio enquanto dirige: 'sujeito a multa'
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) fez um alerta aos condutores sobre a prática perigosa e imprudente de usar celular no trânsito, devido a grande circulação e postagens nas redes sociais de imagens do som do rádio tocando músicas, gravadas pelo próprio condutor do veículo ao dirigir.

Leia também: UFRR tem inscrições abertas para 660 vagas em cursos de licenciatura a distância

Conforme o Detran, dirigir apenas com uma mão, segurando um telefone ou manuseá-lo para fazer uma selfie, fazer vídeo e mandar mensagens, se constitui em duas infrações.

“Dirigir com uma das mãos só é permitido pela lei nos casos em que o motorista deve fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. Fora isso, está sujeito a multa e perda de pontos na carteira de habilitação”, explicou Walmero Costa, diretor técnico operacional do Detran.
 
Foto: Divulgação/Detran-PA 
A infração é considerada gravíssima no caso específico de condutor flagrado segurando ou manuseando o telefone. A punição é a perda de sete pontos, mais multa de R$ 293,47.

Está sujeito à punição de quatro pontos na carteira e o pagamento de multa de R$ 130,16 quem dirige com apenas uma das mãos no volante e é considerado um infrator médio. O Código de Trânsito Brasileiro, por meio do artigo 252, em seu inciso V, deixa claro que o condutor deve conduzir o veículo com as duas mãos ao volante.

Sobrevivência e realismo: Floresta amazônica é cenário do jogo 'Green Hell'

A falta de atenção dos condutores é uma das principais causas de acidentes. De janeiro a julho de 2018, foram registrados 2.999 acidentes em todo o estado do Pará. Tentar filmar acidentes na rua estando no volante também é perigoso e proibido pelo código de trânsito.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/