Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Curto-circuito em transformador pode ter causado apagão no Amapá

transformador-amapa

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta segunda-feira (7) as possíveis causas do apagão que ocorreu no Amapá em novembro.

O incêndio do dia 3 de novembro destruiu o transformador que levava luz à maior parte da população do Amapá. (Foto:Reprodução/Rede Amazônica)

Segundo o órgão, o apagão teve origem em um curto-circuito de um transformador que pode ter sido causado por uma falha interna do equipamento ou pelo isolamento inadequado na subestação.

O diretor geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, afirma que a empresa LMTE - que faz a distribuição de energia no estado -é a responsável pelas falhas dos equipamentos.

As causas dos danos nos transformadores ainda serão apresentadas pela LMTE ao ONS em fevereiro e março de 2021.

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o uso de termelétricas, autorizado no final de novembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou a capacidade de abastecimento no Amapá.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que, para evitar outros problemas como esse no estado, será preciso construir uma segunda subestação em Macapá, além de mais uma linha de transmissão que liga a subestação às usinas de geração de energia. Os estudos para licitação desses equipamentos devem ser finalizados no ano que vem.

Um transformador está sendo deslocado de Roraima para o Amapá e deve ser instalado ainda este mês. O ministério também informou que dois dos três transformadores da subestação existentes em Macapá serão substituídos ainda em 2021.

Durante 22 dias, 95% do estado foi afetado pelo apagão devido ao incêndio na subestação de energia. A subestação funcionava com apenas 2 dos 3 transformadores desde dezembro de 2019.

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesAmapá.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/