Covid-19: Governo do Amazonas decreta estado de calamidade pública

Em uma live, o governador Wilson Lima anunciou uma série de medidas que serão tomadas para a segurança dos amazonenses

O Governo do Amazonas decretou Estado de Calamidade Pública na tarde segunda-feira (23) para reforçar a prevenção e combate ao novo coronavírus. Em uma live, o governador Wilson Lima anunciou uma série de medidas que serão tomadas para a segurança dos amazonenses.

Durante a coletiva, Lima anunciou uma série de ações, como por exemplo, um processo de triagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, regrar o trânsito de passageiros pelos rios e estradas do Estado, e o fechamento de todo o comércio voltado para o lazer e recreação.

Clínicas médicas e veterinária – além de consultórios médicos – também deverão ser fechados após o decreto desta segunda-feira. “Porém, estes locais podem abrir caso se enquadrem para atender pacientes de urgência e emergência”, explicou o governador.

“Para o Distrito Industrial, seguem as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), sobre condutas nesses estabelecimentos sobre higiene e monitoramento. Há pessoas nas empresas que têm contato com o nosso governo para nos atualizar”, disse.

Foto: Divulgação

Cloroquina

Ainda durante a entrevista, o governador afirmou que liberou a pesquisa com o uso da cloroquina, medicamente contra a malária, para combater os casos do Covid-19. A ação vai ser uma parceria entre a Fundação de Medicina Tropical, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), Fiocruz e do Ministério da Saúde.

A pesquisa será feita no Hospital Delphina Aziz com os pacientes internados.

Financeiro

Sobre a perda na arrecadação, Wilson afirmou que ainda é cedo para acertar uma previsão. “Ainda não há uma estatística certa para o tamanho do rombo financeiro na economia do Estado. Talvez, daqui há uns 15 dias possamos chegar a um número concreto”, falou.

Confira a situação do Amazonas:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade