Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Covid-19: após decreto do Governo, cafés em Manaus amanhecem vazios

Os locais que vendem cafés tradicionais em Manaus amanheceram vazios na manhã deste domingo (22) após um decreto do Governo do Estado que suspende o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes em todo o Amazonas. Enquanto o movimento presencial não está permitido, os estabelecimentos apostam no serviço de entrega.

O decreto que começou a valer neste sábado (21) tem a duração de 15 dias e inclui também a suspensão do funcionamento de parques, circos, igrejas, templos e lojas maçônicas.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo do decreto é evitar aglomeração de pessoas como medida de prevenção ao novo coronavírus.


Foto: Eliana Nascimento/Rede Amazônica

Uma equipe da Rede Amazônica esteve na tradicional Feira do Parque Dez, na Zona Centro-Sul, que costuma receber milhares de famílias manauaras. No entanto, com a determinação, o local amanheceu vazio. Os comerciantes contrataram motoboys para realizarem entregas dos produtos na casa do cliente.

A comerciante Ednelza Rodrigues, de 43 anos, informou que o trabalho continua, mas com precaução. Ela disse que não está cobrando taxa de entrega e segue lucrando com o delivery.

"Entendemos que é por uma boa causa. Estamos todos arriscando e expostos ao vírus, mas, se pararmos de trabalhar, ficamos prejudicados. Pelo menos, ainda temos uma solução: disk-entrega", disse. 

Foto: Eliana Nascimento/Rede Amazônica

Uma equipe da Polícia Militar esteve no local após receber uma denúncia de que tinha pessoas comendo no local.

Além do Parque Dez, a reportagem também passou pelo "Café Tradicional", no bairro Aleixo. O estabelecimento costuma lotar todos os dias.

No entanto, na manhã deste domingo (22), o local estava apenas funcionando da seguinte maneira: o cliente liga para o telefone do estabelecimento, realiza o seu pedido e vai até o local apenas para buscar, sem sair do veículo. Eles ainda não possuem o serviço de disk-entrega.

Coronavírus

Somente no Amazonas, até este sábado (21), 11 casos do novo coronavírus foram confirmados. A Secretaria de Segurança Pública informou que a polícia segue nas ruas do Estado para garantir que os locais cumpram a determinação do decreto.

Uma nova coletiva de imprensa online da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) deve ser realizada na manhã deste domingo (22) para atualização de informações sobre medidas de prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19).

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/