Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 09 Mai 2021

Conheça algumas curiosidades sobre as linhas de ônibus de Manaus

onibus
 
O transporte público coletivo de Manaus tem inúmeras curiosidades e fatos que são desconhecidos pelos usuários. O Portal Amazônia pediu ajuda do idealizador do projeto "Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo", Diego Araújo, para organizar curiosidades das linhas ônibus para você, confira: 

Manda Brasa?
Foto: Elioenai Araújo/Cedida
Muita gente já deve ter se perguntado o que seria: Manda Brasa. Esse destino consta no itinerário da Linha 111, pertencente ao bairro Santo Antônio. Seria uma rua? Um bairro? Na verdade, há muito tempo, os moradores dividiram o bairro em três etapas, dando nome a cada uma delas de acordo com suas características: o Santo Antônio Manda Brasa que era a parte do bairro próxima da antiga casa de show "Manda Brasa" , o "Santo Antônio Igreja" que é a área próxima a igreja de Santo Antônio e "Santo Antônio Areal" era em um local onde se tinha muita areia.
 
É tudo por zona!
 
Logo quando os coletivos passaram a ser conhecidos por numeração (ainda nos anos 90) pensou-se em uma categorização por tipos de linhas e zonas da cidade. Cada zona receberia um prefixo de numeração dos respectivos bairros e, ainda hoje, alguns mantém-se e outros foram adequados e começaram a fugir do padrão estipulado.
 
Linhas Circulares: 001-016
 
Linhas alimentadoras (levam do bairro até terminais do extinto Expresso): 028-095
 
Zona Oeste: Entre 100-200
 
Zona Centro-oeste: Entre 100-200
 
Zona Norte: Linhas Ente 300-400
 
Zonas Leste: Entre 500-600
 
Zona Centro-Sul: Grande maioria 500
 
Zona Sul: Entre 600-700


Diz que vai, mas não vai
 
E quando o itinerário diz que vai para um local e a linha não passa nem perto? Complicado né? Pois é, temos alguns casos pontuais:
 
No itinerário da Linha 010 conta como título ‘Norte Sul’, porém a mesma não passa em nenhum bairro localizado na zona Norte da capital, mas o nome se popularizou e permanece até os dias de hoje.
 
A linha 040 deixou a anos de atender ao núcleo 7 da Cidade Nova, mas mesmo assim até hoje ele consta como trajeto único e principal
 
A linha 519 não entra mais no Conjunto Acariquara (São José), mas será sempre a ‘’aquariquara’’, porém a linha não circula mais no conjunto há anos.

 

Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada
Muita gente desconhece a ‘’Ponte da Bolívia’’, destino que consta na linhas 302 e 305. Porém, o antigo balneário da cidade localizado antes da barreira no bairro Santa Etelvina hoje faz parte da comunidade União da Vitória.

Um vai e o outro vem!
Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada
As linhas interbairros – 001 e 002 e as circulares 014 e 016 que são aquelas que operam em inúmeros bairros da cidade fazem trajetos opostos, ou seja, enquanto uma vai, a outra volta por praticamente o mesmo trajeto. Já pensou se elas fizessem o mesmo trajeto de ida e volta?
 
A e B?
 
Existem as linhas que recebem a mesma numeração mas possuem dois trajetos distintos em alguma parte de seu itinerário como é o caso por exemplo das Linhas 600 e 126. Esse tipo de linha recebe o subtítulo de Linha ‘A’ e Linha ‘B’.
 
Ex: 600-A: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Major Gabriel
 
600-B: T4/T5/ Aleixo/ Centro via Av. Boulevard Álvaro Maia

Colônia Japonesa: Onde é?
Foto: Sandro Franco/Colaborador Na Parada
Muita gente não sabe onde está localizada a Colônia Japonesa – destino final da Linha 430. Na verdade trata-se de um antigo sítio localizado na AM-010. Porém, no bairro Coroado existe outra Colônia Japonesa por onde passam as Linhas 461 e 900, onde na verdade se chama originalmente como Colônia Cachoeira Grande.
 
Estação dentro do Shopping?
 
Na zona Norte de Manaus um shopping abriga nas dependências um terminal de ônibus, algo mais prático e seguro para os usuários. Linhas 034, 051, 301, 355, 455 e 458.
 
Ué, voltaram?
 
E quando as linhas são extintas e voltam de novo com a mesma numeração e outra roupagem? É o caso por exemplo:
 
Linha 447 antiga Aliança com Deus e hoje Amazonino Mendes
 
Linha 036 antiga Manôa e hoje Santo Agostinho
 
Linha 408 antiga Nossa Senhora de Fátima e hoje Areal do Mindu
 
Linha 541 antiga Adrianópolis e hoje Ouro Verde
 
 
 
*Colaborou, Diego Araújo (Idealizador do Projeto Na Parada Manaus – Guia do Transporte Coletivo)
 

Veja mais notícias sobre AmazonasCidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 09 Mai 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/