Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Conheça a história do Acre; estado completa 56 anos nesta sexta-feira

Conheça a história do Acre; estado completa 56 anos nesta sexta-feira
Situado na parte mais ocidental da Região Norte, o estado do Acre tem seus habitantes distribuídos em cinco microrregiões – Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá –, onde estão localizados os 22 municípios do estado.
Foto:Reprodução/Agência Acre
história do estado do Acre tem início em 1903, com a criação do Acre Território. Logo após o fim da revolução acreana, a criação do território - o primeiro de outros que seriam criados pelo governo brasileiro – representou a submissão econômica e política do Acre à União.

Em 1946, com o fim do ciclo da borracha e após inúmeros conflitos políticos, a economia da região amazônica estava em decadência. Neste cenário, o governo federal nomeou o experiente militar José Guiomard dos Santos como governador do Território do Acre. Ele foi o responsável por inúmeros avanços e transformações de ordem econômica, social e cultural.

Após o fim de seu governo, Guiomard dos Santos encabeçou o Movimento Autonomista do Acre, que desejava transformar o então território em estado, devido à enfraquecimento político e econômico causado pela crise. Somente em 1954, quando exercia o segundo mandato parlamentar, ele apresentou o projeto e saiu nas cidades e vilas do Território, participando de comícios e reuniões, esclarecendo a população sobre a ideia.

Em 1961, o projeto foi aprovado pelo congresso nacional. Finalmente, 1962 o presidente da República, João Goulart, e o então primeiro-ministro, Tancredo Neves, assinaram a sanção e transformaram o Acre em estado.

Foto:Reprodução/Agência Acre
Composta por vários imigrantes, entre eles nordestinos e sulistas, sua população indígena totaliza hoje quase 15 mil pessoas. O aumento populacional do Acre tem sido significativo – em menos de 70 anos a população passou de 79.768 para 733.559 habitantes (crescimento aproximado de 820%).

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/