Comércio e serviços terão horário de atendimento alterado neste feriado de ’Cabralzinho’, em Macapá

Nesta quarta-feira, dia 15 de maio, Amapá terá feriado estadual em homenagem a Francisco Xavier da Veiga Cabral, “Cabralzinho”, considerado um herói que defendia terras amapaenses. Saiba, abaixo, o que muda no horário de atendimento de órgãos públicos e privados, em Macapá.

“Cabralzinho” foi um dos combatentes que participaram da luta que impediu invasões de tropas francesas às terras amapaenses, na Vila Espírito Santo do Amapá, onde atualmente é o município de Amapá, a 302 quilômetros da capital. A data foi criada em julho de 2017 e foi comemorada oficialmente pela primeira vez no estado em 2018.

Foto: Jorge Abreu/Rede Amazônica

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio-AP) informou que na quarta-feira empresas do segmento de varejo de gêneros alimentícios podem funcionar das 7h até a 00h. Já as dos segmentos de materiais de construção, elétricos, hidráulicos, representantes comerciais e comércio atacadista de gêneros alimentícios podem abrir das 8h às 13h. Das 8h às 18h funcionam as lojas de materiais de escritório e papelaria, lojas, calçados, móveis e eletrodomésticos.

Não há restrição para o funcionamento de empresas dos segmentos de varejo de produtos farmacêuticos, bares, restaurantes, hotéis e similares não possuem horários especifico de funcionamento, pois se enquadram dentre as atividades de interesse público.

Shoppings

No Macapá Shopping os horários para o feriado serão os seguintes: – supermercado vai abrir das 8h às 21; academia das 9h às 15h; praça de alimentação e área de lazer abrem às 12h e fecham às 22h; o cinema funcionará das 13h às 22h e lojas e quiosques das 15h às 21h.

No Garden, a praça de alimentação abrirá às 12h e fechará às 22h; lojas âncoras das 12h às 21h;, demais lojas das 15h às 21h e o cinema terá exibição de filmes conforme a programação.

No Vila Nova, o cinema funcionará de 14h às 22h; lojas, quiosques e praça de alimentação das 9h às 15h.

Transporte Público

A frota que atende a capital será de 70% no feriado, segundo a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). Também será cobrada a tarifa social, de R$ 1,60.

Instituições públicas

Não haverá expediente nos órgãos dos governos estadual e municipal. A exceção é para as instituições que desenvolvem serviços essenciais, como as unidades de saúde, polícias Civil e Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que mantêm os atendimentos.

Também não terá expediente no Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Estado (MP-AP).

Bancos

As agências bancárias fecham no feriado da quarta-feira. Os atendimentos serão liberados apenas nos caixas eletrônicos e internet banking. Na quinta-feira (16), o expediente volta ao normal.

Hospitais

O atendimento de urgência e emergência nos hospitais de Emergência (HE), da Mulher Mãe Luzia (HMML), de Santana (HS), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Zona Norte será mantido 24 horas.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Funcionam no feriado: Dr. Marcelo Cândia (Rua Júlio Maria Pinto Pereira, nº 1.329, Jardim Felicidade II), Marabaixo (Rua 04, s/n, Marabaixo II), Perpétuo Socorro (Rua Rio Xingu, nº 278, Perpétuo Socorro), Dr. Rubim Aronovitch (Av. 06 de Setembro, nº 212, Santa Inês) e Pedro Barros (Av. Passagem Dona Márcia, nº 445, Fazendinha).

Fecham no feriado: UBS’s Dr. Álvaro Corrêa, São Pedro, Pedrinhas, Leozildo Fontoura, Brasil Novo, Cidade Nova, Coração, Infraero II, Pacoval e Novo Horizonte.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade