Cidade amapaense será rota para distribuição de combustível na Região Norte

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santana

O município de Santana, no Amapá, distante 17 quilômetros de Macapá, se tornará rota de distribuição de combustível para a Região Norte a partir do dia 25 de abril. O porto da Companhia Docas irá receber mensalmente um navio com aproximadamente 25 milhões de litros do produto, segundo a direção operacional da empresa.

O processo ocorreu, segundo a companhia, após uma empresa de distribuição de combustível propor que a operação de transbordo fosse feita a partir do porto no Amapá. Antes, o produto ia para porto de Itacoatiara, no Amazonas, e de lá seguia de balsa até Santana. Agora, o combustível sairá de navio direto para Santana e será distribuído para Belém (PA) e Porto Velho (RO).

O diretor operacional da Companhia Docas de Santana, Victor Holanda, explica que uma estrutura está sendo construída no local para receber, armazenar e distribuir o combustível no porto. Com a entrada em operação dos navios na nova rota, a expectativa, segundo ele, é que mais empregos sejam gerados no local e que o custo do combustível seja reduzido no Estado.

“A cada número de tributo de navios chegando, aumenta a geração de tributos para o município e o estado. Além de baratear o combustível para o Amapá, a tendência é que a geração de empregos diretos e indiretos possam aumentar. Atualmente o porto gera 25 empregos”, destacou.

O prefeito de Santana, Ofiney Sadala, debateu o assunto durante uma visita ao porto de Itaqui, no Maranhão, ocasião em que conheceu a dinâmica de transbordo de combustíveis e reuniu com executivos de várias distribuidoras nacionais e internacionais. “Vamos transformar Santana na principal via de distribuição de combustível para a região Norte, por meio de parceria com a iniciativa privada”, ressaltou Sadala, durante a visita.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade