Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Cheia deixa 14 municípios do AM em Situação de Atenção e Emergência

Cheia deixa 14 municípios do AM em Situação de Atenção e Emergência
A Defesa Civil do Amazonas incluiu na última quinta-feira (16) os municípios a região do Alto Solimões em Situação de Alerta e o Baixo Amazonas em Situação de Atenção. Ao todo, 14 municípios fazem parte do Decreto.

Na região do Alto Solimões sete municípios entraram em alerta. São eles: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça, Tonantins e Atalaia do Norte.

Na calha do Baixo Amazonas outras sete cidades (Parintins, Barreirinha, São Sebastião do Uatumã, Nhamundá, Urucará, Boa Vista do Ramos, Maués), entraram em “Situação de Atenção” devido o nível do rio na região está acima da média para o período. Em Parintins, que é a cidade referência, o nível hoje chegou a 7,34m, faltando apenas 56 cm para atingir a cota de Alerta que é de 7,90m. E para alcançar a máxima de 9,38m registrada há oito anos faltam 2,04m.
Foto:Divulgação/Defesa Civil AM

De acordo com o Governo do Estado, “Situação de Alerta” é a fase que antecede a Situação de Emergência. Os municípios que estão em “Situação de Emergência” já começaram a ser atendidos com a ajuda humanitária. “Vamos enviar nossos técnicos ainda esta semana para a região do Alto Solimões para que junto com as coordenadorias municipais, possamos avaliar o plano de contingência para essas cidades,”, enfatizou o Secretário Executivo do órgão, coronel Fernando Pires Júnior.

Nova ajuda

O município de Guajará, na calha do Juruá, já recebeu dos Governos Federal e Estadual, por meio da Defesa Civil AM, 12 toneladas de cestas básicas, kits de medicamentos (antibiótico, vitamina, sais de hidratação, analgésico), kits dormitório (lençol, rede, mosqueteiro), kits de higiene pessoal e ainda, hipoclorito de sódio, para purificação da água. Serão encaminhadas ainda para esta calha, mais 150 toneladas de ajuda, que vai contemplar a segunda fase de socorro em Guajará, e primeira fase, nos demais municípios em Situação de Emergência (Eirunepé, Ipixuna, Itamarati).


BALANÇO DA ENCHENTE / 2017*SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA1 - Guajará (calha do Juruá)2 – Ipixuna (calha do Juruá)3 - Eirunepé (calha do Juruá)4 - Itamarati (calha do Juruá)Famílias afetadas: 5.970*SITUAÇÃO DE ALERTA1 - Juruá (calha do Juruá)2 - Carauari (calha do Juruá)3 - Envira(calha do Juruá)4 -Tabatinga (calha do Solimões)5- Benjamin Contant (calha do Solimões)6- São Paulo de Olivença (calha do Solimões)7- Amaturá (calha do Solimões)8- Santo Antônio do Iça (calha do Solimões)9- Tonantins (calha do Solimões)10- Atalaia do Norte (calha do Solimões)*SITUAÇÃO DE ATENÇÃO1- Parintins (calha do Baixo Amazonas)2- Barreirinha (calha do Baixo Amazonas)3- São Sebastião do Uatumã ( calha do Baixo Amazonas)4- Nhamundá (calha do Baixo Amazonas)5- Urucará (calha do Baixo Amazonas)6- Boa Vista do Ramos (calha do Baixo Amazonas)7- Maués (calha do Baixo Amazonas)

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/